Tem coisas que não se esquece...

Jovens e álcool: uma mistura perigosa


Jovens e álcool: uma mistura perigosa

Garrafas de cerveja em cima da mesa e uma roda de estudantes. Seja no período da manhã, seja no da noite, jovens do ensino médio e universitários se reúnem quase diariamente para beber e se divertir. Esse cenário já se tornou comum em bares em frente a faculdades e escolas por todo o Brasil.
DengueMas o que parece apenas um motivo de integração e descontração pode ser um problema sério. Segundo Fernanda Vidal, psicóloga do Núcleo Einstein Álcool e Drogas (NEAD) do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o álcool é um dos grandes causadores de dependência entre os jovens e o segundo principal problema de saúde pública no Brasil, perdendo somente para o tabaco. E o consumo começa cada vez mais cedo. Uma pesquisa do Centro Brasileiro sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Unifesp, revela que 42% das crianças entre 10 e 12 anos já experimentaram algum tipo de álcool.
Assim, a visão da bebida alcoólica como droga merece maior atenção. De acordo com a psicóloga do Einstein, o uso abusivo do álcool pode passar despercebido pelos pais, pois estes, de modo geral, costumam se preocupar mais com as drogas ilícitas, ou seja, proibidas por lei, como maconha, cocaína, crack e heroína. “Como o álcool geralmente é tolerado dentro de casa, a família não se importa muito se o adolescente começa a beber desde cedo”, diz.
A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), divulgada em 2009 pelo IBGE, aponta alto consumo entre os jovens. Do total dos adolescentes entrevistados, 71,4% já haviam experimentado bebidas alcoólicas. Além disso, um em cada cinco jovens se embriagara pelo menos uma vez.
Para Fernanda Vidal, a competitividade entre os adolescentes para descobrir quem bebe mais contribui para essas estatísticas. “É típico do adolescente querer testar seus limites. Muitas vezes, porém, ele se coloca em situações de risco em função dessa vontade de querer experimentar novas sensações”, diz.
Como o álcool geralmente é tolerado dentro de casa, a família não se importa muito se o adolescente começa a beber desde cedo
De acordo com a equipe de psiquiatras do NEAD, o consumo de cinco ou mais unidades de álcool por ocasião, conhecido como binge drinking, é um padrão frequente entre os jovens. Isso está diretamente relacionado a problemas como violência, acidentes de trânsito e sexo inseguro.
A vontade de experimentar novos desafios e viver perigosamente, misturada ao álcool, envolve sérios riscos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 30% e 50% das vítimas de acidentes de trânsito no mundo consumiram álcool imediatamente antes de dirigir.

Resultados da Lei Seca

Em junho de 2008 foi aprovada a Lei nº 11.705, mais conhecida como 'Lei Seca', que proíbe o consumo de mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/l de sangue) – equivalentes a uma lata de cerveja – pelos motoristas.
Pouco mais de um ano e meio depois de a lei entrar em vigor, a equipe de psiquiatras do NEAD, do Einstein, afirma que houve uma diminuição de acidentes de trânsito. Nos primeiros meses a redução do número de vítimas oscilou entre 30% e 45%. No entanto, o afrouxamento da fiscalização, que vem ocorrendo em muitas cidades, tende a baixar sua efetividade.

Tratamento especializado

O NEAD oferece atendimento e orientação às pessoas com problemas com álcool ou drogas e a seus familiares. Hoje, é comum a frequência de jovens que precisam de tratamento especializado. Entre os serviços prestados pelo NEAD está atendimento médico psiquiátrico e psicológico ambulatorial, com o objetivo de motivar o dependente à mudança.
Além disso, a pessoa tem a possibilidade de realizar exames clínico-laboratoriais e passar por uma avaliação neuropsicológica. Dependendo da necessidade, pode ainda ser internada para desintoxicação. Nos dois casos, o acompanhamento é contínuo e individualizado e o tempo de permanência varia de acordo com o nível de dependência.
Os interessados no atendimento do NEAD podem buscar o serviço diretamente, por meio do call center Einstein, ou ser encaminhados por profissionais de saúde, como médicos ou psicólogos.
Para mais informações sobre o NEAD, acesse www.einstein.br/alcooledrogas.

Caminhada da Juventude foi d+!

Mais de 2500 pessoas estiveram neste domingo, dia 20 de fevereiro, participando da 1ª CAMINHADA DA JUVENTUDE da Diocese de Uberlândia.
Além da caminhada, o dia foi marcado pela criação da Praça da Juventude no local onde 50 mudas de Pau-Brasil foram plantadas pelos jovens em celebração do Jubileu Diocesano.
Se você participou e fotografou a caminhada, envie suas fotos para contato@rostojovem.com.br e nos publicaremos as fotos no site.
Veja mais fotos no nosso orkut!









O Jovem e a Igreja, uma relação

Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/formacao/jovem-e-a-igreja/134-o-jovem-e-a-igreja

A maioria dos jovens brasileiros acredita em Deus, mas nem todos participam ou estão vinculados a uma instituição religiosa.

Antigamente, a juventude era iniciada na Igreja por uma tradição familiar e, hoje em dia, os/as jovens que são Igreja, fazem essa adesão por opção pessoal e desejo ardente do coração, que no caso da nossa religião cristã nasce a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.

A Igreja Católica historicamente vem buscando diversas formas de acolher a juventude, é claro que ainda precisamos avançar neste jeito de acolher os/as nossos/as jovens com as suas belezas, marcas e diversidades.

Quando começamos a caminhada na Igreja somos atraídos/as por diversas motivações: amizade, namoro, lazer, musica, conhecimento, sofrimentos, dores, sonhos... No início o grau de pertencimento não é muito alto, porém aos poucos e de diversas formas vamos dando sentido e resignificando o nosso lugar na Igreja.

Pessoalmente fui acolhida na Igreja num grupo de jovens chamado JVC (Jovens Vivendo em Cristo), naquele pequeno grupo numa pequena comunidade de Salvador fui aprendendo a ser melhor como pessoa, na comunidade, na Igreja e na sociedade.

O/a jovem que é Igreja se alimenta de três fontes fundamentais: oração, Palavra de Deus e Eucaristia. Nessas fontes buscamos forças para continuar a nossa caminhada de fé na nossa vida concreta e do nosso povo com todas as suas caras, jeitos e cores.

É importante partilhar que ser Igreja não anula o nosso ser jovem. A juventude da Igreja também sonha, canta, trabalha, erra, namora, chora, brinca, ri, estuda e atua nos diversos espaços da nossa sociedade.

Somos alimentados/as diariamente na comunidade, é no encontro com o/a outro/a que somos chamados/as a testemunhar o Evangelho  e a seguir a voz de Deus que nos chama a ser sal da terra e luz do mundo.

Hildete_com_tiara

Hildete Emanuele de Souza é secretária Nacional da Pastoral da Juventude

Justin Bieber afirma que aborto é assassinato

Imagem do You Tube
Fonte:http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21161


WASHINGTON DC, 18 Fev. 11 / 11:01 am (ACI)

O conhecido cantor pop canadense, Justin Bieber, afirma em uma entrevista concedida à revista musical Rolling Stones que o aborto é "matar a um bebê".

Na nota principal desta publicação em inglês publicada esta sexta-feira 18 de fevereiro, Bieber dá sua opinião sobre as relações sexuais pré-matrimoniais e o aborto, entre outros temas.

Sobre o segundo tema, o cantor que no próximo 1º de março cumprirá 17 anos de idade, assinala: "realmente não acredito no aborto" porque isso é "como matar um bebê".

Ao ser perguntado sobre o que ele considera que deve ser feito em caso de estupro, o cantor indica: "acredito que isso é algo realmente triste, mas tudo sucede por uma razão. Não sei como isso poderia ser uma razão" para abortar.

"Acredito que como não estive nessa posição, não estou em capacidade de julgá-lo", acrescenta.

Sobre as relações sexuais pré-matrimoniais, o cantor originário da localidade de London, na Província de Ontário (Canadá), afirma que "não acredito que alguém deva ter sexo com outro a não ser que ame esta pessoa".

"Eu acredito que se deve esperar pela pessoa... de quem alguém se apaixonou", acrescenta.

Justin Bieber iniciou sua carreira artística em 2008 quando um executivo o descobriu de maneira acidental ao ver um vídeo no Youtube onde ele interpretava temas de cantores conhecidos como Usher. Depois disto, ele se converteu em seu empresário.

Em 2009 lançou seu primeiro disco e em 2010 gravou ‘Baby’, sua canção mais conhecida até agora.

Caminhada é destaque no site "Jovens Conectados"

A Caminhada da Juventude é destaque no site do Setor Juventude Nacional (www.jovensconectados.org.br).
Veja abaixo trecho da matéria publicada:

Diocese de Uberlândia promoverá 1ª Caminhada da Juventude

Parque do Sabiá. Foto: Prefeitura Municipal de Uberlândia
O Setor Juventude da Diocese de Uberlândia realiza no próximo domingo, 20 de fevereiro, a partir das nove horas da manhã, a 1ª Caminhada da Juventude Diocesana, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
A caminhada é o primeiro grande evento do Setor Juventude, lançado a pedido do bispo diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, durante o 1º Seminário de Evangelização da Juventude em dezembro passado.
caminhada_juventudeUBA atividade é uma parceria do Setor com a Prefeitura Municipal de Uberlândia para celebrar o Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese em 2011. Como marco para o Jubileu, 50 mudas de Pau-Brasil serão plantadas no Parque do Sabiá por jovens representantes de todas as paróquias da diocese. 
Escolher uma caminhada em um parque visa também aproximar os jovens da temática a ser tratada na Campanha da Fraternidade deste ano: "Fraternidade e Vida no Planeta".

A Banda Municipal tocará na abertura do evento e professores de Educação Física darão orientações para aquecimento e alongamento dos participantes antes da caminhada. Ao final haverá apresentação musical com artistas da cidade, mesa de frutas e sorteio de prêmios. Visando o bem-estar de todos, as atividades terão acompanhamento de profissionais da área de saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

É esperada a participação de mais de mil jovens para festejar a data e, através da confraternização, se aproximar ainda mais da história, da vida e da missão da diocese. Em contato direto com a natureza, todos podem refletir também sobre a saúde, qualidade de vida e meio ambiente. O intuito é dar voz aos jovens, rezar de maneira jovial e fazer com que eles continuem a caminhar junto com a Igreja Católica.


Camisetas para a Caminhada da Juventude

As camisetas serão vendidas no dia da caminhada no valor de R$18,00.

Jovens celebram Jubileu Diocesano com caminhada e plantio de árvores

Mais de mil jovens se reúnem no Parque do Sabiá no dia de 20 de fevereiro, às 9h, para participar da 1ª Caminhada da Juventude, promovida pela Diocese de Uberlândia em parceria com a Prefeitura. O evento faz parte da programação da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta” e celebra o Jubileu de Ouro nos 50 anos de Diocese. Além da caminhada, estão previstas atividades esportivas, sorteio de brindes, show e plantio de 50 mudas de Ipê Amarelo e Pau-Brasil.

Segundo Ricardo Palitot, do setor de Juventude da Diocese, este é o primeiro evento do ano em comemoração ao Jubileu, celebrado no dia 22 de julho. “Queremos fazer com que os jovens festejem de maneira alegre a data, pois através da confraternização eles se aproximam ainda mais da história, vida e missão da nossa Diocese. Em contato direto com a natureza, todos podem refletir também sobre a saúde, qualidade de vida e meio ambiente. Nosso intuito é dar voz aos jovens, rezar de maneira jovial e fazer com que eles continuem a caminhar junto com a igreja católica”, disse.

Antes da largada, haverá o plantio de mudas no Parque do Sabiá. A primeira será plantada pelo bispo Dom Paulo Francisco Machado e receberá uma placa em nome do Jubileu de Ouro. Em seguida, representantes das 47 paróquias dos nove municípios da Diocese continuam fazendo o plantio. Os outros dois exemplares de Ipê Amarelo e Pau-Brasil serão cultivados em nome do setor da Juventude e do bispo Dom Paulo.

“Como a Campanha da Fraternidade deste ano quer nos fazer repensar a vida na Terra, decidimos promover algo diferenciado. Vimos a necessidade de tirar o jovem do sedentarismo, fazer com que ele descubra um estilo de vida saudável. Por isso, nada melhor do que usar o Parque do Sabiá como ambiente para sediar esta ação que mostra a importância da atividade física e da preservação do meio ambiente. Mas além dos jovens, toda a comunidade está convidada a participar”, afirmou Ricardo.

Confira programação:

Domingo (20)
1ª Caminhada da Juventude
8h – Acolhimento
9h – Plantio de mudas, alongamento, distribuição de brindes e sorteio
11h – Confraternização

Para mais informações:
(34) 8807-1041 - Ricardo Palilot
(34) 9963-6007 - Maria Emília
(34) 9809-2726 - João Machado

Fonte:

Caminhada da Juventude