Material para os grupos de jovens sobre a CF 2011

A Campanha da Fraternidade 2011 traz como tema: Fraternidade e a Vida no Planeta. Para trabalhar este tema nos grupos de jovens a CNBB produziu um subsídio que pode ser acessado pelo link:
Quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade, você é do time dos comprometidos, teóricos, refratários, intuitivos ou eco-alienados? Foram estas as cinco categorias criadas para descrever a relação dos jovens com o tema. Os dados fazem parte da pesquisa Dossiê Universo Jovem 4, produzida pela  MTV. De acordo com o levantamento, os adolescentes se preocupam com o ecossistema, as informações são amplamente transmitidas pela mídia, porém a atuação dos jovens ainda é assumidamente pequena, superficial e dificilmente se transforma em ação concreta.
“Independentemente do grau de informação que os jovens têm sobre o meio ambiente, quando eles discutem a questão chegam à conclusão de que a situação é bastante séria e que, daqui a alguns anos, as gerações futuras vão sofrer as consequências”, destaca o documento, que ouviu jovens dos 12 aos 30 anos, de nove cidades do país.
Segundo o documento, os comprometidos (17%) são aqueles que conhecem as causas ambientais, falam sobre o assunto com os amigos, têm pais mais conscientes e colocam o conhecimento que têm em prática. Os teóricos (26%) são os que mais possuem conhecimento, mas não têm tantas atitudes conscientes quanto os comprometidos. São bastante idealistas com a questão do meio ambiente e os que mais reivindicam. Já os refratários (20%) não valorizam o assunto. Assumem que não fazem nada pelo meio ambiente e acreditam que esse é um problema das gerações futuras.
Os intuitivos (21%) não possuem muita informação sobre o assunto. Dizem que gostariam de saber mais a respeito do tema e fazem um pouco mais do que os refratários. E, por fim, os eco-alienados (16%) são os que menos sabem sobre o assunto e os que menos apresentam ações ecologicamente corretas.
A pesquisa mostra que a escola e a mídia são as principais responsáveis pela formação da consciência ambiental. Os temas mais conhecidos são o aquecimento global, a falta de água, a camada de ozônio, o tsunami, as geleiras que podem acabar, o desmatamento, a emissão de CO2 e as discussões sobre o Protocolo de Kyoto, que não foi assinado pelos Estados Unidos nem pela China, dois grandes poluidores.
De acordo com os responsáveis pelo dossiê, as escolas vêm tentando não “escolarizar” o tema meio ambiente, mas colocá-lo em prática, pois a experiência tem mostrado que, quando o aluno vivencia a questão do meio ambiente, o resultado é melhor. No entanto, isso demanda da escola tempo e dinheiro e, do aluno e sua família, boa vontade e comprometimento.
A visão do futuro
Apenas 17% dos jovens acreditam que ninguém vai mudar sua atitude em relação ao meio ambiente. 32% acreditam que a população vai mudar sua postura em relação à preservação do meio ambiente e outros 48% acham que a sociedade vai mudar em parte.
A crença maior é que não haverá escolhas: o ser humano vai ter que mudar sua relação com o meio ambiente. Cinco em cada dez jovens acreditam que só a população, atuando de forma coletiva, pode virar o jogo em favor do meio ambiente e do Brasil. Acreditam, porém, que isso só vai acontecer quando o grau de consciência for maior ou quando o problema for sentido na pele e no bolso.

Ganhadores dos MP4 e do iPod

O site Tempo com Deus sorteou cinco MP4 Players e um iPod para os jovens que participaram da Primeira Caminhada da Juventude, realizada na manhã do domingo, 20/02/2011, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG).
Os MP4 Players foram para Ludimila Cardoso (Paróquia São Sebastião), André Luiz (Paróquia Santa Mônica), Kárita Maximiano (Paróquia Nossa Senhora de Fátima), Mariana Moreira (Paróquia Sagrada Família) e Alice Dias (Paróquia Sagrada Família). O iPod foi para João Pedro (Paróquia Sagrada Família).
Cada participante recebeu uma numeração no início do evento. O sorteio foi realizado pelo padre Fábio Marinho, vigário na Paróquia São Cristóvão, e Maria Emília, membro do Setor Juventude da Diocese de Uberlândia.
O site Tempo com Deus (www.tempocomdeus.com.br) está no ar desde dezembro de 2010. É um espaço de meditação diária com uma reflexão que dura em torno de cinco minutos. O internauta fazer este momento de oração através do site ou baixar os arquivos em formato MP3 para ser reproduzido em telefones celulares ou outras plataformas de áudio.
“Os contemplados já estão levando também os arquivos com todas as orações do ‘Tempo com Deus’ até hoje”, afirmou padre Marcello Augello, idealizador deste serviço junto com Gilson Ricardo, da agência Mídia Católica.