Jornada Mundial da Juventude



São jovens de todas as regiões, classes sociais e mesmo de idades variadas. A maioria nunca pisou fora do Brasil. Eles e elas estão se organizando em grupos de paróquias, pastorais e movimentos, ou se preparando para ir sozinhos, com a cara e a coragem. Estão contando os trocados, juntando cada centavo para pagar uma viagem que é cara, mas que vale muito a pena. Estão todos dando duro, fazendo sacrifícios, abrindo mão de alguma coisa para poder ir. Essa é a galera que vai representar o Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em Madri no mês de agosto.
Durante o mês de agosto o www.rostojovem.com.br irá publicar diversos artigos sobre a JMJ pois é muito importante que todos os grupos de jovens da Diocese de Uberlândia estejam em sintonia com este evento. Esta sintonia pode acontecer através das orações e das conversas nas reuniões de grupos, acompanhando pela TV ou internet as notícias sobre a JMJ, divulgando aos outros jovens este grande evento católico.
Até agora, já estão inscritos mais de 13 mil brasileiros: a maior delegação da nossa história. Desse total, 400 estão inscritos como voluntários, ou sejam, querem também ajudar trabalhando na jornada.
Há muitos grupos se organizando em todo o país. Vários vão esticar um pouco a viagem, ou antes ou depois da Jornada, e vão aproveitar para conhecer outros países europeus, como França e Itália. Muitos também vão tomar parte dos Dias das Dioceses, a chamada pré-Jornada, período que antecede o evento principal e no qual os peregrinos podem conhecer como é a vivência da fé em outras dioceses espanholas.
Assessor nacional da juventude, padre Carlos Sávio conclama todos os jovens brasileiros a participarem da JMJ.
– A Jornada Mundial da Juventude é uma grande oportunidade de perceber com maior nitidez a rica eclesialidade que temos em nossa Igreja. Um jovem que vai para uma JMJ faz a experiência da unidade na diversidade, compartilhando com os jovens do mundo inteiro experiências frutuosas a partir das Catequeses dos Bispos e do Santo Padre, além de se enriquecer com a cultura local e a oração abundante. Vale a pena responder a esta convocação da Igreja!
Grupos de todo o país
Jovens de todo o Brasil aguardam ansiosos pelo momento de participar da Jornada.  Eles buscam se aproximar de Cristo, vivenciar um momento especial da fé, trocar experiências, ver o Papa, fazer novos amigos. A forma mais fácil de ir é se integrando a um dos incontáveis grupos que estão se organizando para a peregrinação. Há grupos formados por paróquias ou dioceses, há grupos vinculados a pastorais, movimentos, congregações. Há muitas vantagens em fazer parte de um deles: a organização fica mais fácil, pois as tarefas preparatórias são divididas, e eles favorecem o espírito fraterno próprio da  JMJ.
Em Brasília, por exemplo, há vários grupos ligados a paróquias e um ligado à Comunidade Católica Shalom – que representará oficialmente a Arquidiocese. O maior desses grupos, da Paróquia São Francisco, no Plano Piloto, tem mais de cem integrantes. O Setor Juventude arquidiocesano acredita que haverá mais de quatrocentos brasilienses na Jornada de Madri.
Na Arquidiocese de Salvador, não há números oficiais, mas centenas de jovens devem participar. A pejoteira Jaqueline Daiane espera encontrar em Madri a maior manifestação de fé e unidade dos jovens católicos.
- Que este seja um momento único de fortalecimento da minha fé e amadurecimento da minha espiritualidade – afirma.
Em Manaus, a expectativa é de que participem 200 jovens. Também membro da Pastoral da Juventude, Edney Mendonça se entusiasma com a perspectiva de encontrar a juventude reunida em torno da fé cristã.
-  Ter a oportunidade de trocar experiências com jovens de outros países sobre a evangelização é um marco. Espero encontrar na JMJ muita alegria, novidade e ousadia que são marcas da juventude em qualquer época.
Ruy Lima, da RCC de Manaus, fala da fórmula de sucesso da JMJ, que quer experimentar em Madri:
- O Papa + Igreja + jovens de todo canto do mundo + multiculturas = Jornada Mundial da Juventude! Estou muito feliz por esse conjunto!
Ruy e Edney fazem parte do grupo de coordenadores da delegação oficial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é composta de aproximadamente 500 provenientes de todos os cantos do Brasil e representantes de todas as expressões eclesiais que trabalham com a juventude.
Morador de Joiville (SC), o jovem Thiago Augustini, baterista da banda Beatrix, mal aguenta a ansiedade. Ele explica porque resolveu ir a Madri:
- Não tem nada mais empolgante do que ouvir as experiências de quem já participou de uma Jornada Mundial da Juventude. Posso afirmar que foi por causa do testemunho de amigos que decidi ir.
jornalista Fabiano Fachini, catarinense que mora em Campinas – de onde partirão cem jovens – estará em Madri fazendo a cobertura do evento, mas também vivendo sua fé.
- Estar presente na JMJ é uma realização pessoal, espiritual e profissional de grande valor. Como pessoa, pela experiência de estar em contato com jovens de fé do mundo todo, compartilhando um sonho; espiritual por estar num ambiente de fé, oração e comunhão com o Santo Padre o Papa Bento XVI; profissional por realizar minha primeira cobertura jornalística fora do país – explica.
Todos esses jovens estarão em Madri em agosto, se Deus quiser, e quem sabe, vão se conhecer e conhecer outros jovens das Américas, da Europa, da África, da Ásia e da Oceania. Juntos, vivenciarão um momento intenso de unidade em Cristo, de amizade, de fé. Trarão de volta um espírito renovado, decidido a viver o Evangelho e a levá-lo ao próximo – cumprindo um mandamento de Jesus, realizando um sonho que não é só deles, mas da Igreja inteira.

Adaptado de http://www.jmjcampinas.org.br/jovens-peregrinos-em-jornada-o-brasil-vai-para-madri/

O primeiro seguidor

Vídeo muito bom e divertido. Valem os 3 minutos usados em vê-lo.
Seja o primeiro seguidor de Cristo!
Seja o primeiro na sua roda de amigos, no seu grupo de jovens, na sua comunidade, no seu local de estudo!



Hino do Seguidor

Compositor: Rodrigo S. Silva
Tom: C
  
C                                Em
Ouvi tua voz dizendo: "SEGUE-ME"
Am     Am/G            F        F/G
Aqui estou óh meu senhor
C                          Em
Para levar Tua palavra
Am         Am/G            F    F/G
A esse mundo sem amor. 
C      Em             F                            F/G
Sou seguidor, a boa nova vou levar
C               Em           F                     F/G
Sou seguidor, sou fruto do amor de Deus
C                         Em
A vida é campo propício
Am       Am/G          F       F/G
Para a palavra semear
C                         Em
E onde é que ela caia
Am         Am/G          F       F/G
Dê forças para germinar. (Senhor)
C                                  Em
Quero ver todos bem unidos
Am          Am/G                F       F/G
Todos em prol da construção.
C                                         Em
De um mundo sempre mais amigo
Am       Am/G       F      F/G
Indo em sua direção. (Senhor)

Dez conselhos do Papa aos jovens

Dialogar diariamente com Deus, ler a Bíblia, ir à Missa do domingo, papa (10) (Small)contar as alegrias e sofrimentos a Cristo, dar exemplo ou ser útil aos demais: são alguns dos conselhos que o Papa Bento XVI dá aos jovens.
Dialogar com Deus
“Alguns de vocês poderiam talvez se identificar com a descrição que Edith Stein fez de sua própria juventude, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia, ‘tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante todos os dias, poderão recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, que sabemos que nos ama e que, por sua vez, queremos amar”.
Contar a Deus os sofrimentos e as alegrias
“Abram seu coração a Deus. Deixem-se surpreender por Cristo. Concedam-lhe o ‘direito de falar com vocês’ durante estes dias. Abram as portas da liberdade a Seu amor misericordioso. Apresentem suas alegrias e suas penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com Sua luz a mente de todos vocês e toque, com Sua graça, seus corações”.
Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que procuram, a felicidade que têm direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Somente Ele dá plenitude de vida à humanidade. Digam, com Maria, o seu ‘sim’ ao Deus que quer se entregar a vocês. Repito hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa Cristo entrar na própria vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Somente com esta amizade se abrem completamente as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade, experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estejam plenamente convencidos:Cristo não elimina nada do que existe de formoso e grande em vocês, mas leva tudo à perfeição, para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.
Estar alegres: querer ser santos
“Além das vocações que implicam uma consagração especial, está também a vocação própria de todos os batizados: trata-se de uma vocação a aquele alto grau da vida cristã normal que se expressa na santidade. Quando alguém encontra Jesus e acolhe Seu Evangelho, a vida muda e a pessoa é levada a comunicar aos outros a própria experiência (…). A Igreja precisa de santos. Todos estamos chamados à santidade e somente os santos podem renovar a humanidade. Convido-os a fazer o esforço de servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo lhes permitirá sentir interiormente a alegria de Sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois, nos seus ambientes”.
Corbis (35)Deus: tema de conversação com os amigos
“São tantos nossos companheiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o amor de Deus, ou procuram preencher o coração com substitutos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhas do amor contemplado em Cristo. Queridos jovens, a Igreja precisa de autênticas testemunhas para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos demais”.
 Aos domingos, ir à Missa
Não deixem de participar da Eucaristia dominical e ajudem também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que precisamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Vamos nos comprometer com isso, vale a pena! Vamos descobrir a íntima riqueza da liturgia da Igreja e sua verdadeira grandeza: não somos nós que fazemos festa para nós mesmos, mas, ao contrário, é o próprio Deus vivente que nos prepara uma festa. Com o amor à Eucaristia, redescobrirão também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre iniciar de novo a nossa vida.
Demonstrar que Deus não é triste
Quem descobriu Cristo, deve levar outras pessoas a Ele. Uma grande alegria não deve ser guardada só para a própria pessoa. É preciso transmiti-la. Em numerosas partes do mundo, existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo continua do mesmo jeito sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação com tudo e com todos. Dá vontade de exclamar: não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente, não.
Conhecer a Fé
Ajudem os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez mais para poder guiar também, de modo convincente, os outros até Ele. Por isso é tão importante o amor à sagrada Escritura e, de conseqüência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.
Ajudar: ser útil
Se pensarmos e vivermos em virtude da comunicação com Cristo, então abriremos os olhos. Então, não nos adaptaremos mais a seguir vivendo preocupados somente por nós mesmos, mas veremos onde e como somos necessários. Vivendo e atuando assim, perceberemos logo que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos demais do que se preocupar somente do conforto que nos oferecem. Eu sei que vocês, como jovens, aspiram a coisas grandes, que querem se comprometer por um mundo melhor. Demonstrem isso aos homens, demonstrem ao mundo, que esperam exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o amor de vocês, poderá descobrir a estrela que, como pessoas de fé, seguimos.
Ler a Bíblia
O segredo para ter um “coração que entenda” é formar um coração capaz de escutar. Isto se consegue meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, através do esforço em conhecê-la sempre mais. Queridos jovens, exorto a todos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la sempre ao alcance da mão, para que ela seja para vocês como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprenderão a conhecer Cristo. São Jerônimo, ao respeito, nos diz: “O desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo”.
Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e colocando em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milênio, aquele que deve ser seu programa!
É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios de nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por todo lado. Isto é o que o Senhor lhes pede, a isto os convida a Igreja, isto é o que o mundo – mesmo sem sabê-lo – espera de vocês!

Semana do Estudante



Para participar da Semana do Estudante, acesse SdE 2011

Tempo com Deus - a Oração te Conecta


Tempo com Deus” é uma iniciativa do Santuário Nossa Senhora Aparecida, com o apoio da Diocese de Uberlândia, e faz parte das comemorações do seu Jubileu de Ouro.

Inspirado em iniciativas internacionais hoje bastante populares como ferramentas de disseminação da fé, à exemplo do “Passo a rezar" em Portugal, concebido pelos jesuítas portugueses, o “Tempo com Deus” consiste em uma plataforma online de acesso gratuito que disponibiliza diariamente orações e mensagens bíblicas no formato MP3.
Rezar é um gesto simples e deve se tornar um hábito de todos. Um dos objetivos do programa é o estímulo à oração pessoal, acompanhando o corre-corre da vida moderna ao propor uma pausa em qualquer momento ou lugar para que as pessoas se conectem à palavra de Deus. O uso de novas tecnologias é um avanço que vai permitir que mais pessoas possam ter este momento tão importante de reflexão e oração.
A intenção é que a rede de participantes seja cada vez maior. Por isso, o Santuário Nossa Senhora Aparecida está trabalhando junto aos fiéis na divulgação do programa, abrangendo toda a Diocese de Uberlândia que integra 9 cidades e 46 paróquias e incentivando o acesso ao site.
A campanha de lançamento do programa “Tempo com Deus” foi criada voluntariamente pela agência Fórmula P e conta com o apoio de importantes meios de comunicação de Uberlândia, onde serão veiculados VT, spot e anúncios. A partir de situações que expressam a necessidade e a busca de Deus na vida das pessoas, dos momentos mais comuns aos mais difíceis, o vídeo da campanha tem apelo emocional e faz um convite à pausa diária para reflexão e oração. (pode ser acessado no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=KxpicTNTBGw)
O material de divulgação contempla também cartaz e flyer com a importante função de ensinar como acessar o site e ouvir as mensagens.
Objetiva-se o crescimento do programa, ampliando as formas de levar a palavra de Deus até as pessoas, difundindo o “Tempo com Deus” em âmbito nacional.
Fonte: www.tempocomdeus.com.br

Lectionautas


Amigo, amiga, queremos convidá-lo/a a navegar nas  águas profundas da Palavra de Deus. Esta será uma viagem de liberdade e de luz para descobrir novos horizontes.
A Bíblia será a bússola  que nos indicará o  caminho, porque ela é a fonte da revelação, a base da nossa fé e também o ponto de referência de nosso projeto de vida!
A partir de agora  serás um LECTIONAUTA, ou seja, um navegante do amplo e fascinante oceano da Palavra de Deus.  Pouco a pouco descobrirás a Verdade em um rosto, verás como sua presença te inundará  e aprenderás a ajustar teu  estilo de vida à única fonte de formação  que é capaz de responder com sabedoria e atualidade a todos os teus questionamentos existenciais.
  • Jesus te pede a maior riqueza que possuis: tua juventude!  Ele quer torná-la plena de alegria e esperança autêntica, de critério e discernimento em tuas decisões. Ele não atenta contra teus sonhos e desejos, mas te convida a voar mais alto.  Ele respeita a tua intimidade e aceitará os festivos batimentos do teu coração.
  • Bem-vindo, então, a esta maravilhosa aventura de ser discípulo/a missionário/a de Jesus. Esta é a oportunidade para que demonstres a ti mesmo e ao mundo que navegar pela Palavra de Deus e aprender dela é tarefa que também corresponde aos jovens do Brasil!

YOUCAT

Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica chega às mãos dos leitores brasileiros.
A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial.
Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível.
O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.
Compre o Youcat pela internet clicando aqui , ou procure uma livraria católica.
Desde o início de seu pontificado, o Papa Bento XVI defende que não precisamos de mais católicos, mas de católicos melhores.
Conhecer o Catecismo com certeza nos tornará melhores católicos.
Boa leitura!

Metodologia de grupos 02

10 mandamentos para um bom grupo de jovens


1. Que todos compareçam às reuniões, mesmo que o tempo seja ruim. Se vierem poucos, valorizar a estes e trabalhar com os que estão presentes, sem ficar chorando a ausência: poucos e bons fazem mais do que muitos indecisos.
2. Nunca chegar atrasado, e se não der para chegar em tempo, pede-se desculpa ao grupo: todos merecem respeito, tanto o que chega como os que já estão na reunião.
3. Durante o encontro não ficar procurando falhas nem nos dirigentes nem no comportamento dos companheiros.
4. Aceitar sempre participar de comissão, trabalhos, ou dar opinião, porque realizar é melhor do que ficar criticando ou tirando o corpo fora.
5. Tanto no grupo como nas comissões em que se está, tomar parte sempre, para não ser apenas uma figura de enfeite.
6. Se alguém pede nossa opinião sobre um assunto importante, procurar dizer sempre alguma coisa (sem repetir o que já foi dito), mesmo que o assunto não seja simpático.
7. Nossas maneiras de ver "como deveriam ser as coisas", devem ser externadas durante os encontros e não depois deles.
8. Ninguém faça apenas o absolutamente necessário, mas procure ajudar, e encorajar os demais. As críticas também são formas de ajuda, desde que sejam construtivas e sejam feitas para melhorar.
9. Procurar ver sempre os encontros, as festinhas ou outros movimentos, como uma oportunidade de confraternização e não de desperdício de tempo e dinheiro.
10. Não viver se queixando disto e daquilo, enjoando os companheiros com as mesmas doenças ou conversas, mesmos problemas e fofocas, mas viver interessado no crescimento do grupo e de cada pessoa.

Metodologia de grupos 01

No artigo anterior apresentamos um exemplo de reunião de grupo de jovens.
A partir de agora o Setor Juventude irá apresentar através do www.rostojovem.com.br sugestões para grupos iniciantes, grupos com algum tempo de caminhada e pessoas que querem começar um grupo do zero.
Podemos destacar de início 5 coisas essenciais para um grupo:
1 - Amor a Deus, seguindo o caminho de Cristo, iluminados pelo Espírito Santo.
2 - Amor ao próximo com humildade, disponibilidade, respeito e carinho.
3 - Amor preferencial pelos jovens como pedem as Conferências Episcopais.
4 - Amor preferencial pelos pobres como pede a Igreja desde seu início.
5 - Saber que cada grupo é único e cada jovem é único dentro do grupo, sendo impossível comparações.

Acompanhem os próximos artigos aqui no www.rostojovem.com.br

Uma reunião de grupo

Faz de conta que a equipe de coordenação de um grupo de jovens chamado “Unidos em Cristo” precisa preparar um encontro de jovens. A primeira coisa que faz é marcar uma reunião. Então, na casa de “Irene”, no horário combinado, a equipe se reúne.

Depois de invocar o Espírito Santo, o tema “Afetividade e sexualidade” é escolhido para o encontro, partindo das sugestões das(os) próprias(os) jovens.
A equipe de coordenação decide utilizar “corações” e “figuras de namorados” como símbolos.

O ambiente será preparado desta forma: “corações” de cartolina vermelha serão pendurados no teto da sala e “figuras de namorados” serão coladas nas paredes. Um pequeno altar com toalha, duas velas, uma Bíblia, incenso e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida será preparado. Além disso, um rádio tocará suavemente músicas instrumentais.

A equipe escolhe o texto bíblico de “Jo 4, 16-19”.

A seguinte dinâmica é pensada para ajudar na reflexão: “Formam-se duas equipes: a dos rapazes e a das moças. Estes são motivados a preparar e apresentar uma pequena encenação sobre o que os rapazes conversam a respeito das moças quando elas não estão por perto. Enquanto isso, estas igualmente são motivadas a preparar e apresentar uma pequena encenação sobre o que as moças conversam a respeito dos rapazes quando eles não estão por perto. Após a apresentação das duas equipes, forma-se um círculo onde as(os) jovens podem partilhar o que há de real e de falso sobre o que as moças e rapazes pensam umas dos outros”.

Em seguida, a equipe de coordenação distribui as funções. O ambiente será preparado por “Vera” e “Osmar”. “Jéssica” e “Diego” se responsabilizam pela recepção durante o encontro. A animação fica por conta de “Robson”. “Fernanda” assume a função de coordenadora da reunião. “Irene” e “Bola” coordenam a dinâmica. “Cidinha” será a leitora do texto bíblico. As músicas serão cantadas por “Fátima” e “Érica” enquanto “Anderson” toca violão.

Estas músicas foram selecionadas apartir do tema do encontro: “Amor e sexo” (Rita Lee), “Já sei namorar” (Tribalistas), “Pro meu fogo acender” (Rio Negro e Solimões), “O Espírito Santo já chegou” (Nelsinho Correia), “Deus é dez” (Padre Zeca), “Deus, quero louvar-Te” (Vida Reluz) e “Caminhando com Maria” (José Acácio Santana).

Pouco antes da chegada das(os) jovens, “Vera” e “Osmar” preparam o ambiente do encontro.

Ao chegarem, as(os) jovens são acolhidas(os) por “Jéssica” e “Diego”, responsáveis pela recepção.

“Robson” motiva as(os) jovens para que cantem, dancem e batam palmas, mantendo o clima de animação, ao som de algumas músicas (no máximo três) entoadas por “Fátima” e “Érica” e tocadas por “Anderson”.

“Fernanda”, a coordenadora do encontro, saúda as(os) jovens, principalmente quem veio pela primeira vez. Informa que o tema do encontro é “Afetividade e sexualidade” e convida para a oração inicial, invocando a Santíssima Trindade e a presença carinhosa de Maria, Mãe da Juventude.
“Irene” e “Bola”, então, coordenam a dinâmica.

coordenadora “Fernanda” fala um pouco sobre o tema, aproveitando as experiências vividas pelas(os) jovens durante a dinâmica.

“Robson” novamente motiva as(os) jovens para que cantem, dancem e batam palmas, mantendo o clima de animação, ao som de algumas músicas (no máximo três) entoadas por “Fátima” e “Érica” e tocadas por “Anderson”. Ao final, um canto prepara as(os) jovens para escutar o texto bíblico, cuja leitora é “Cidinha”.

A coordenadora “Fernanda” faz a ligação entre o que foi falado sobre o tema “Afetividade e sexualidade” e o texto bíblico lido e escutado. Para que outras(os) jovens participem, “Fernanda” propõe que se organizem em pequenos grupos para refletir sobre as perguntas: “1. Quais são as vantagens e desvantagens de um relacionamento afetivo constante e de um inconstante? 2. Por que as pessoas têm dificuldade para falar sobre sexo com seriedade, já que este é um assunto tão importante? 3. Como viver de uma maneira cristã a afetividade e a sexualidade humanas?” Os pequenos grupos realizam um plenário apresentando suas reflexões e o fechamento da discussão fica por conta da coordenadora.

coordenadora ajuda as(os) jovens a elaborar e assumir um gesto concreto a partir deste encontro. Por exemplo: “Superar os preconceitos relativos a gênero (masculino e feminino) escutando o que os rapazes dizem de si mesmos e o que as moças dizem de si mesmas”.

“Fernanda” convida as(os) jovens para a oração final, transformando as experiências vividas durante o encontro em preces, agradecimentos e pedidos. Após cada prece espontânea, a dirigente pede para as(os) jovens que repitam a resposta: “Senhor, queremos viver nossa afetividade e sexualidade segundo a vossa vontade”. A oração final é encerrada com o Pai-nosso e a Ave-Maria.

O encontro é encerrado agradecendo a presença de todas(os), especialmente quem veio pela primeira vez. Parabenizam-se as(os) aniversariantes e os compromissos da semana são lembrados. As(os) jovens fazem a despedida com o abraço da paz.
Concluído o encontro, a equipe de coordenação se reúne para a avaliação. São considerados os aspectos positivos e negativos e se fazem sugestões para que os próximos encontros sejam ainda melhores. Convidam alguém do grupo de jovens para participar da avaliação, a fim de assegurar sua autenticidade. “Robson”, secretário do grupo “Unidos em Cristo”, anota todas estas informações.

Não é fácil? É só utilizar este esqueminha que tudo dá certo. Existem outras maneiras, é só usar a criatividade. Lembre-se de usar a metodologia VER-ILUMINAR-AGIR-REVER-CELEBRAR. Agora é a vez de seu grupo de jovens. Mãos à obra!

Para refletir:
1. Quem prepara as reuniões em seu grupo de jovens? Existe um material de orientação? Eles seguem quais orientações? Estão em sintonia com a paróquia, diocese, mundo?
2. Você notou que este esquema segue a metodologia VER-ILUMINAR-AGIR-REVER-CELEBRAR? Você é capaz de identificar cada parte do método dentro do exemplo apresentado?
3. Quais são as vantagens e as desvantagens deste esquema aqui apresentado? O que você acrescentaria ou retiraria?


Adaptado de www.pjestigmatina.com