CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África



Juventude e Vida!
Ajude a acabar com a fome no mundo, seja na África ou na periferia de sua cidade!

Danillo Gentili e o cigarro


Se você fuma, assista.
Se você não fuma, assista.
Se conhece alguém que fuma ou que você gostaria que parasse de fumar, divulgue.
Com certeza serão boas risadas com o engraçadíssimo Danillo Gentili 
Juventude e Vida!
Não seja covarde. Diga não às drogas!

Reunião com as lideranças dos grupos no mês de setembro

Depois de um mês de agosto cheio de atividades em nossa diocese e da Jornada Mundial da Juventude gerando frutos por todo o planeta, o Setor Juventude da Diocese de Uberlândia convida todos os coordenadores dos grupos de nossa diocese para uma importante reunião neste mês de setembro.
Para todas as cinco Foranias da cidade de Uberlândia, a reunião será dia 03 de setembro, às 14h no Santuário N. Sra. Aparecida.
Para a Forania São Pedro a reunião será em Tupaciguara, dia 17 de setembro, às 09h, em local a confirmar.
Para a Forania São Paulo a reunião será em Araguari, dia 17 de setembro, às 15h, em local a confirmar.

É importantíssima a participação dos coordenadores de todos os grupos.
Contamos com o seu apoio para nos ajudar a divulgar esta reunião.
Que Deus te abençoe!

Hallel de Franca


Ide e fazei discípulos de todos os povos


O Papa Bento XVI anunciou, nesta-quarta feira (24), que o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, será “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Na audiência geral que decorreu durante a manhã em Castel Gandolfo, próximo de Roma, o Papa revelou também que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
Na alocução que dirigiu aos fiéis reunidos no pátio interior da residência pontifícia de Castelgandolfo, Bento XVI recordou a sua participação na JMJ que decorreu em Madrid de 16 a 21 de agosto, tendo qualificado de “emocionante” o maior evento católico juvenil a nível mundial.
“O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, assinalou o Papa, acrescentando que a JMJ foi uma “ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo”.
A 26 ª JMJ constituiu para o Papa um “dom precioso, que dá esperança” para o futuro do catolicismo, com os fiéis a expressarem “o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em Cristo, permanecerem unidos na fé, caminharem juntos na Igreja”.
“Cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, acrescentou.
O Papa pediu aos jovens que participaram na Jornada que, “‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ [lema da JMJ], levem ao mundo inteiro a alegria do evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade”.
“Estou certo que regressaram às suas casas com o firme propósito de serem fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé”, referiu Bento XVI, aludindo ao testemunho cristão que os jovens são convidados a exteriorizar na sociedade.
Ao recordar os momentos mais significativos da viagem, o Papa evocou o “entusiasmo irreprimível” com que foi recebido no centro de Madrid na quinta-feira, dia da sua chegada a Espanha, bem como as condições atmosféricas adversas durante a vigília de oração realizada na noite de sábado para domingo no aeródromo de Cuatro Vientos.
“Uma multidão de jovens em festa, nada intimidada pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa”, disse o Papa, que salientou a “exuberância” e “alegria” dos fiéis na missa de encerramento da Jornada, celebrada no domingo no mesmo local.
A alocução não mencionou as manifestações de protesto pela visita e agradeceu o “caloroso acolhimento” dos reis de Espanha, “como também de todo o país”, tendo também incluído palavras de reconhecimento à hierarquia católica, voluntários da JMJ e a quantos “ofereceram o sustento da oração”.
Na saudação em língua portuguesa, Bento XVI saudou os grupos do Brasil e Portugal presentes em Castel Gandolfo:
"Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos vindos do Brasil e de Portugal! A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens a chamada a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro. Que Deus vos abençoe!"

Divulgada agenda de atividades dos símbolos da JMJ no Brasil

Publicado 2011/08/23
Autor: Gaudium Press
Secção: Brasil
São Paulo (Terça-feira, 23-08-2011, Gaudium Press) Assim que o nome do Rio de Janeiro foi anunciado pelo Papa Bento XVI em Madri como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Igreja brasileira já começou a se movimentar para tornar este evento o mais importante já realizado até hoje.
Os dois principais símbolos da Jornada - a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora - já tem data para chegar ao país. Será num domingo, 18 de setembro com horário previsto para às 16hs no aeroporto Campo de Marte, localizado na Zona Norte da capital paulista, o mesmo que acolheu a Santa Missa de canonização de Frei Galvão em maio de 2007.
XXI-Jornada-Mundial-da-Juventude.jpg
Para este importante evento - que marca oficialmente o ínicio das atividades preparatórias da JMJ 2013 - está sendo programada uma série de atividades que começam às 9hs e seguem durante todo o dia. Uma Santa Missa está marcada para às 16h30 no próprio Campo de Marte e será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
No mesmo dia, às 21hs, uma carreata com a Cruz e o Ícone segue para a Catedral da Sé onde os símbolos passarão a noite.
No dia seguinte (19/09) começa uma peregrinação por várias igrejas da capital paulista. Um dos pontos marcantes desta passagem dos símbolos por São Paulo, é a celebração eucarística que está marcada para o dia 20, terça-feira, às 8hs numa das regiões mais degradadas da cidade: a Cracolândia, localizada na área central da capital.
Os dois símbolos seguirão para Guarulhos no dia 23 e depois para o interior de São Paulo, onde ficarão até 31 de outubro. Depois partem para Minas Gerais e Espírito Santo, permanecendo nesses Estados ao longo de novembro, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A intenção da entidade é que a cruz e a imagem passem por todas as 274 dioceses do País. A última parada antes de seguir para o Rio será no Vale do Paraíba, em março de 2013.
Normalmente esses símbolos chegam ao país-sede do evento no domingo de Ramos do ano anterior ao evento, mas a vinda foi antecipada para que a peregrinação envolva todo o País. A própria data da Jornada foi alterada - ela é realizada a cada três anos, mas, em sua 27ª edição, foi antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo.
No Rio de Janeiro, poucas obras construídas para a Olimpíada de 2016 estarão prontas em 2013. Uma delas é a Transoeste, via que vai ligar os bairros de Santa Cruz e Barra da Tijuca, na zona oeste. Para hospedar os 3 milhões de fiéis que são aguardados, a administração municipal acredita que boa parte dos jovens fique hospedade nas casas de famílias católicas, aliviando assim, uma possível superlotação nos hotéis e pousadas da cidade.

http://gaudiumpress.org/view/show/29085-divulgada-agenda-de-atividades-dos-simbolos-da-jmj-no-brasil
Fonte:

Anúncio da JMJ Rio 2013! É de arrepiar...


Unidade na diversidade


Em junho mais de 80 músicos católicos se reuniram nos estúdios de Paulinas-Comep para um momento de formação sobre a evangelização da juventude e ofereceram sua contribuição para o projeto "Bote Fé". Os cantores se uniram para a gravação de uma música do grande cantor e compositor Pe. Zezinho, deixando assim, uma mensagem em forma de canção para os jovens.
O resultado deste trabalho está neste vídeo, que traz uma mensagem de unidade e fé que fala do grande símbolo da Jornada Mundial da Juventude que é a cruz.



Agradecemos aos mais de dois mil visitantes!


Neste final de semana em que o Papa Bento XVI anunciou a próxima Jornada Mundial da Juventude para o Rio de Janeiro em 2013, o Setor Juventude da Diocese de Uberlândia se alegra também em anunciar que o site www.rostojovem.com.br superou a marca dos dois mil acessos!!!
O RostoJovem é uma ferramenta na Evangelização da Juventude. Esta ferramenta está a disposição de todos que necessitarem de suas funcionalidades.
Lembramos que o site é um espaço gratuito para a divulgação dos eventos dos grupos, movimentos e paróquias através da "Agenda dos Jovens". Também é um espaço para facilitar o contato com os grupos de nossa diocese, bastando para isso clicar em "Nossos Grupos".
Através do www.rostojovem.com.br também divulgamos todas as novidades sobre o DNJ, Hallel e Caminhada da Juventude.
O site está disponível para muito mais! Você só precisa entrar em contato conosco.
Nossos agradecimentos aos mais de dois mil visitantes do www.rostojovem.com.br!!!
Que Deus te abençoe!

Em 2013, a JMJ é no Brasil!


Em 2013, a JMJ é no Brasil!


E sabe o que ele vem fazer aqui? Viver, com milhões de jovens, a próxima Jornada Mundial da Juventude!

"A sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro!",  anunciou o Pontífice para mais de dois milhões de jovens na última missa da JMJ Madri, na manhã deste domingo (21). A notícia deixou os brazucas radiantes de alegria. "Lê-lê-lê-ô! Lê-lê-ô! Brasil!-", exultaram os brasileiros no aeroporto de Cuatro Ventos, no final de missa de encerramento da JMJ, que reuniu quase dois milhões de jovens.
A delegação brasileira enviada a Madri foi a maior de todas as jornadas. Mais de 15 mil jovens participaram da Pré-Jornada, catequeses, Feira Vocacional e Vigília. Todos eles viram um Bento XVI radiante e puderam enraizar a vida em Cristo, se tornaram firmes na fé. Agora, a experiência do encontro com Cristo e com milhares de culturas, será levada para a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. 
"Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!", manifestou o Bento XVI, em português, durante sua tradicional mensagem do Ângelus, após a missa, ainda em "Quatro Ventos".

Também na última missa da Jornada de Madri, foi entregue a Cruz Peregrina. Criada pelo Papa João Paulo II, ela é levada, pelos jovens, a todo mundo como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. No Brasil, a Cruz chega em 18 de setembro, na cidade de São Paulo. 
A data prevista para o evento no Brasil é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos. "Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.
Palavra do Papa
"Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo. Com esta confiança, e sabendo que o Senhor nunca nos abandona, comecemos a nossa celebração eucarística cheios de entusiasmo e firmes na fé". Assim o Papa começou a homilia da missa de encerramento da 26ª JMJ, no aeródromo de "Quatro Ventos!, em Madri.
O pontífice se referiu ao Evangelho proclamado na missa, no qual Jesus indaga aos apóstolos sobr eo que dizem sobre ele. "Cristo hoje também se dirige aos jovens com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: 'E vós, quem dizeis que Eu sou?' Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nuca me abandone", disse.

Começou a JMJ 2011 !!!

MADRI, 16 Ago. 11 / 09:21 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em sua saudação aos mais de 500 mil jovens que abarrotaram a Praça de Cibeles na Missa inaugural da JMJ Madrid 2011, o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, exclamou: "Queridíssimos jovens! A JMJ de Madrid começou!"

Durante a Missa inaugural, o Cardeal Rylko assinalou que "aqui estamos, chegou o dia tão esperado: a inauguração da vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude. Depois de um longo caminho de preparação finalmente vocês estão aqui, em Madrid, belíssima e moderníssima metrópoles que nestes dias será a capital da juventude católica do mundo inteiro".

O Cardeal recordou logo o lema desta JMJ "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé" que é "uma palavra que nos compromete porque contém um claro programa de vida para cada um de nós! Nestes dias a fé estará no centro de nossa reflexão; porque a fé é um fator decisivo na vida de cada homem".

"Se Deus existir ou não existe, tudo muda! A fé é a raiz que nos nutre com a seiva vital da Palavra de Deus e ossacramentos; é o fundamento, a rocha sobre a qual construir a vida, a bússola segura que guia nossas decisões e dá à nossa vida a orientação decisiva".

Aos que perguntam se hoje em dia "a fé é possível", os jovens devem ter em conta que "sim, a fé é possível. Mais ainda, é uma aventura maravilhosa que nos permite descobrir toda a grandeza e a beleza da nossa vida. Porque Deus, que se revelou no rosto de Jesus Cristo, não diminui o homem mas o enaltece além de toda medida, além de toda imaginação!"

"Enquanto esperamos a chegada do Papa Bento XVI acolhemos esta noite um hóspede especial da JMJ de Madrid: o BeatoJoão Paulo II. Ele retornou entre vós, os jovens aos quais tanto amou e que vocês tanto amaram: retornou como Beato seu padroeiro e como protetor ao qual vocês podem ser confiados; retornou como amigo – um amigo exigente, como ele mesmo gostava de definir-se".

"Veio dizer-lhes uma vez mais, com muitíssimo afeto: Não tenham medo! Optar por Cristo na vida é adquirir a pérola preciosa do Evangelho pela qual vale a pena dar tudo! De novo lhes digo: Bem-vindos todos a Madrid!"

Divertida maneira de dizer Sim à Vida!

Vídeo simples, criativo e divertido sobre como dizer Viva Sem Drogas!
Não são discursos complexos que evitam e tiram a pessoa da droga, mas um amigo que ama...


Isso lembra os versos de uma musiquinha antiga: "Amar como Jesus amou! Viver como Jesus viveu! Sentir o que Jesus sentia..."

Viva sem drogas!


Dia Internacional da Juventude - Mudar o mundo!


Em 17 de dezembro de 1999 a Assembleia Geral da ONU aprovou que 12 de agosto seria declarado Dia Internacional da Juventude.

O Dia Internacional da Juventude deste ano (IYD) representará o ponto culminante do Ano Internacional da Juventude - designado pelas Nações Unidas para compor o período de 12 meses entre o dia 12/08 de 2010 e o de 2011
– e o 25 º aniversário do primeiro Ano Internacional da Juventude. Como tal, "Change Our ​​World" foi escolhido como tema para IYD 2011, uma vez que não só expressa o nível de impacto que os jovens se esforçam para alcançar, mas também reflete a noção de uma comunidade global que é um princípio fundamental das Nações Unidas.



Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional da Juventude.
“Mudar nosso Mundo” é mais do que o tema do Dia Internacional da Juventude deste ano, é uma inspiração para todos os jovens em todos os momentos.

Muitos dos mais de um bilhão de jovens do mundo não têm a educação, a liberdade e as oportunidades que merecem. No entanto, apesar dessas limitações – e, em alguns casos, por causa delas – jovens estão se mobilizando em grande número para construir um futuro melhor. Ao longo do último ano, eles conquistaram resultados impressionantes, derrubando ditaduras e enviando ondas de esperança entre as regiões e ao redor do mundo.

Os jovens são dotados de mentes abertas e uma percepção aguçada das tendências emergentes, e estão levando suas energias, ideias e coragem para alguns dos mais complexos e importantes desafios enfrentados pela família humana. Eles frequentemente entendem melhor do que as gerações mais velhas que as diferenças religiosas e culturais podem ser superadas para alcançar nossos objetivos compartilhados. Eles estão se levantando pelos direitos das pessoas oprimidas, inclusive daqueles que sofrem com a discriminação baseada em gênero, raça e orientação sexual. Eles estão enfrentando questões sensíveis a fim de parar a propagação do HIV. E eles são muitas vezes os principais defensores da sustentabilidade e dos estilos de vida verde.

A comunidade internacional deve continuar trabalhando em conjunto para expandir as oportunidades para estes jovens homens e mulheres, e responder às suas demandas legítimas por dignidade, desenvolvimento e trabalho decente. Deixar de investir em nossa juventude é uma falsa economia. Investimentos em jovens pagarão grandes dividendos em um futuro melhor para todos.

Este Dia marca o fim do Ano Internacional da Juventude, um marco na advocacia global pelo e para os jovens do mundo. Minha esperança é de que esta experiência possa agora fornecer um fundamento para aprofundar ainda mais o aproveitamento do talento e da energia dos jovens. Para eles eu digo: vocês têm a oportunidade de mudar o mundo. Aproveitem-na.



Read more: http://aj-onu.org/Frontpage/dia-internacional-da-juventude-mudar-o-mundo.html#ixzz1UpUASKa1

27 de agosto - 2º ExaltaChristt


Jornada Paroquial da Juventude


16/08/11 à 28/08/11
Paroquia Nossa Senhora das Graças


Tema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7)


Lema: Juventude e Vida





· Abertura da semana com as visitas nas respectivas escolas:


16/08 – Escola Cidade Industrial – Bairro Marta Helena
17/08 – Escola Ladário Teixeira – Bairro Nossa Senhora das Graças
18/08 – Escola Hortêncio Diniz – Bairro Marta Helena
19/08 – Escola Orlanda Neves Strack – Bairro Minas Gerais

· Abertura oficial com a Santa Missa nas comunidades e a caminhada da Juventude:

20/08 às 18h30min – Santa Missa na Comunidade Santa Rita de Cássia
20/08 às 19h45min – Santa Missa na Comunidade Menino Jesus de Praga
21/08 às 9h – Caminhada da Juventude até o Parque Siquierolli, saindo da Matriz.
21/08 às 19h30min – Santa Missa na Comunidade Matriz

· 22/08 (segunda-feira) – Dia da Bíblia.

 Ler um versículo, capítulo ou passagem da bíblia.

· 23/08 (terça-feira) – Dia do abraço

Distribua abraços fraternos. Um abraço é capaz de quebrar muitas barreiras para o amor.

· 24/08 (quarta-feira) – Dia interativo.

Mande mensagens para seus amigos. Seja criativo, evangelize via SMS, Orkut, MSN, Twitter, Facebook.

· 25/08 (quinta-feira) – Dia da Família

Faça uma oração em família. Reúna com as pessoas da sua casa e reze com elas (Pai-Nosso, Ave-Maria).

· 26/08 (sexta-feira) – Dia do silêncio.

V igiaremos nossa língua, afim de não falar coisas desnecessárias, que denigrem a imagem de nossos irmãos. Nos policiaremos, para ser como Maria que guardava todas as coisas em seu coração. Aproveite o fim deste dia e fale com Deus.

· 27/08 (sábado) – Dia da Solidariedade.

Tarde:
Visitas: na Comunidade Vida Nova, FALE, Orfanato.
Noite:
19h00min – Missa em louvor a Nossa Senhora das Graças, envio dos músicos.
Após a Missa – Exalta Christt - Festival de Música Católica, na Praça da Matriz (Rua Acre 865, Bairro Nossa Senhora das Graças)

· 28/08 (domingo) – Encerramento

Missa de encerramento da semana às 19h30h na Comunidade Matriz.
Após a Missa, haverá confraternização entre os jovens.




Contato:
jpaugusto@yahoo.com.br


Diocese de Uberlândia na JMJ em Madrid

A Jornada Mundial da Juventude começará nesta segunda-feira para a nossa diocese quando quatro de seus jovens embarcarão rumo a Madrid.


Eles se juntarão aos mais de treze mil brasileiros que também embarcarão nesta jornada. Certamente uma experiência única de ir ao encontro, não apenas de nosso Papa Bento XVI, mas de jovens de todos os continentes, num número aproximado de cinco milhões.
Este é o maior evento católico do planeta e também o maior evento destinado aos jovens.
Nossas orações para os jovens da Diocese de Uberlândia aproveitarem este momento enriquecedor para retornarem ainda mais dispostos a serem discípulos e missionários da Boa Nova!

Para saber mais sobre a JMJ em Madrid acesse o site www.rostojovem.com.br

Façamos uma corrente de oração rezando um Pai-Nosso por estes jovens peregrinos, não apenas os de nossa diocese, mas os milhões de jovens que nas próximas semanas encherão as ruas de Madrid na Espanha.

Os jovens querem mudança!

Quando meus olhos miraram 150 mil jovens de braços levantados, pulando e dançando [no PHN 2011], eu, na verdade, contemplei a saúde física, psíquica e espiritual deles. Tanta vida pulsando e existindo diante de mim. Eu tremi, vibrei, chorei, ri e tive a certeza de que, por mais crise que enfrentemos ao longo do caminho da humanidade, existe uma geração que opta por aquilo que realmente faz a diferença na história.




Ao viajar pelo mundo, ao ver bustos de personalidades nas praças, nomes nas placas, penso comigo: "Eles vieram e se foram, e agora é a minha vez de viver. Eu também posso colaborar para um pedaço da história".

O que aconteceu aqui na Canção Nova, no Acampamento PHN (Por HojeNão), que propõe a ruptura diária com o pecado, realizado há duas semanas, é histórico: jovens entregando drogas em nossas mãos diante de milhares de pessoas, decidindo romper com o vício, a prostituição, a violência, sem deixar a alegria própria de ser jovem.

Passaram por aqui e viram com os próprios olhos também representantes da esfera pública, autoridade eclesial do Vaticano, além de vários veículos de comunicação que vieram fazer a cobertura do evento. Essa boa notícia tem se tornado conhecida por muitos e atende à necessidade de resposta ao mundo diante de novas perguntas: droga, sexualidade, família, violência, corrupção, entre outros.

Pudemos mostrar à sociedade que existe uma geração que realmente quer mudanças. E não se tratam de mudanças irônicas ou desconectadas e sim, coerentes, e são jovens que gritam por isso.

Está na hora de reunir todos aqueles que estão trabalhando de maneira honesta e real na Igreja, na política, na educação, na segurança, na saúde, no esporte etc., para que as famílias, pais e mães desesperados por verem seus filhos engolidos pelas drogas, encontrem um caminho.

Estamos crescendo e nos tornando notícia, algo sonhado e idealizado por nós. Acolhemos os profissionais de mídia de todos os canais de TV, rádio, jornais, sites. Existe uma sede, uma fome de ver o bem acontecendo. Vejo que todos esses profissionais - editores, diretores, produtores, locutores e apresentadores - devem se deixar possuir por este anseio: o de dar uma resposta boa, justa, positiva à humanidade.


Divulguemos com indignação as más notícias, mas com muito mais força, alegria, arte, profissionalismo e amor à boa notícia, pois ela existe! E nossos filhos, netos e todos que vierem vão agradecer o empenho de buscar em tudo um olhar de esperança, pois em todo lugar, por mais caótica que seja a situação, existe algo bom acontecendo. É nosso dever, como profissionais de comunicação, descobrir a esperança e apresentá-la à humanidade.

Cerca de 150 mil jovens de todo o Brasil e alguns países da Europa e América Latina mostraram que existe, é fato, algo novo e lindo acontecendo e os homens de paz e bem estão cada vez mais articulados. Todos seremos atingidos pela força do bem. Eu acredito no ser humano, eu acredito no PHN.
Dunga é missionário da Comunidade Canção Nova e idealizador do PHN. Apresentador do programa "PHN", transmitido pela TV Canção Nova e locutor da Rádio Canção Nova AM e FM. É autor de quatro livros e já gravou oito CDs. Seus recentes trabalhos são o livro "Abra-se à Restauração” e o CD "Transfiguração”. Bloghttp://blog.cancaonova.com/dunga/ e Twitter: @dungaphn

Amy Winehouse: mais uma vítima das drogas



Herói é quem consegue se livrar das drogas”, escreveu em sua biografia  Keith Richards, um dos  fundadores do The Rolling Stones. Amy Winehouse não conseguiu. “Sua morte era apenas uma questão de tempo”, declarou sua mãe ao jornal The Daily Mirror.”Ela  encontrou com a filha 24 horas antes de sua morte e assim  descreveu Amy: “Ela parecia estar fora de controle.” Amy Winehouse morreu aos 27 anos.
Fãs deixam cigarros, bebidas e fotos  com flores e mensagens  perto da casa onde Amy foi encontrada morta .
Amy era dependente de drogas: bebida, maconha, cigarro, cocaína, heroína e crack. Passou por internações mas nunca completou o tratamento. Desafiava as recomendações, voltando a beber ou usar outras drogas. Fotos na internet mostram  Amy  usando drogas logo após  as internações.
Com sua morte, vai se tornar um mito. Mas na verdade, deveria servir de exemplo para  famílias falarem mais sobre drogas com seus filhos e  autoridades de saúde investirem mais em prevenção, tratamento e pesquisas sobre a dependência química, doença definida pela Organização Mundial da Saúde como incurável, progressiva e fatal.
Além da dependência química, drogas também causaram em  Amy  perda de memória e enfisema pulmonar, doença que causa falta de ar e  limita muito todas as atividades No início da careira, era uma jovem bonita. Com as drogas, se transformou , ficou em pele e osso . Abandonava os palcos durante os  shows porque esquecia as letras.

    Dependência química, doença que mata mais do que guerras, alertam especialistas.
 Como Amy, Janes Joplin também morreu por uso de drogas aos 27 anos. Morreu de overdose de heroína em outubro de 1970. Era dependente de bebida, anfetaminas e heroína.
Uma doença que destrói carreiras e vidas. Músicos  que lançaram suas biografias , editadas no Brasil, alertam :
“  droga não dá talento nem aumenta criatividade”
Declarou   Davie Bowie,  músicoator e produtor musical inglês,conhecido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem,  em sua  biografia, (Editora Benvirá):
“Se realmente quer perder todos os seus amigos e todos os relacionamentos importantes para você, cocaína é a droga certa, A cocaína corta qualquer ligação com outros seres humanos. Você fica ligado superficialmente com a realidade… Mas uma hora isso começa a ruir, é inevitável –e por volta de 1975 tudo estava ruindo. Eu trabalhava em músicas  muitas horas por horas e dias e então percebia que não havia feito absolutamente nada. Achava que estava  trabalhando, mas estava só reescrevendo as primeiras quatro estrofes ou algo assim.”(página 280)

Na página seguinte, contou Bowie;
“Eu paguei com pior depressão da minha vida. (…) Eu alucinava 24 horas por dia….tinha caído nos confins da terra.”
Confidenciou Keith Richards, fundador do The Rolling Stones, em sua biografia (Editora Globo):
“Nunca achei que as drogas, per se, tiveram muito a ver com se eu era produtivo ou não.” (página 295)
E concluiu na página 452:
“Ninguém se torna um herói só porque usa drogas. HERÓI É QUEM CONSEGUE SE LIVRAR DELAS.”
Mas na verdade, o verdadeiro herói é aquele que DIZ NÃO ÀS DROGAS!

Narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco

Fumo utilizado no narguilé contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células), alerta a cardiologista Jaqueline Scholz Issa.A diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas adverte: “Sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e as substâncias nocivas do carvão.Portanto, causa dependência, perda de dente, câncer de boca e todos riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.
A médica descreve todos os riscos do narguilé, que é proibido no Estado de São Paulo até os 18 anos:
- o carvão usado para acender o tabaco, no narguilé, potencializa o monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células, tornando, portanto, o tabaco no narguilé mais perigoso do que no cigarro
- as essências do narguilé são produtos químicos que irão na fumaça, tornando ainda mais perigosa essa mistura com o tabaco ao chegar à boca
-a água do narguilé não filtra, ela somente esfria a fumaça,potencializando o aparecimento de várias doenças , perda de dentes e de câncer na boca
-compartilhar a mangueira do narguilé significa ser candidato a várias doenças como herpes e hepatite A, mesmo não tragando. Quando a fumaça chega à boca, ela vai ser levada à corrente sanguínea porque na língua há papilas que levam as substâncias para a corrente sanguínea.
- usuário de narguilé torna-se rapidamente fumante de cigarro, porque fica viciado com a nicotina.

Não seja ingênuo - perigos do narguilé

Perigos do narguilé
Uma pesquisa britânica afirma que o narguilé (o tradicional cachimbo de água, comum no Oriente Médio) é muito mais prejudicial à saúde do que o cigarro.

O estudo do Tobacco Control Collaborating Centre afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO).
"Descobrimos que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro", afirmou Hilary Wareing, uma das diretoras do centro de pesquisa.
"Mas, na pior das hipóteses, o narguilé era 400 a 450 vezes mais perigoso do que fumar um cigarro", acrescentou.
O narguilé é um cachimbo de água no qual o tabaco com aroma de frutas é queimado, com o uso de carvão, passa por uma vasilha de água enfeitada e é fumado por meio de uma mangueira.
Monóxido de carbono
O Departamento Britânico de Saúde afirmou que é difícil saber exatamente o quanto de monóxido de carbono um cigarro produz, devido à diferença na inalação dos fumantes.
Mas, a medida do monóxido de carbono no hálito exalado mostrou que o nível normal medido em um não fumante foi de três partes de CO por um milhão de partes de ar (ppm), (o que afetou menos de 1% de seu sangue), um fumante que consome menos cigarros teve 10-20 ppm (2% a 4% do sangue afetado), e um fumante com alto consumo de cigarros teve 30-40 ppm (entre 5% e 7% do sangue afetado).
O estudo descobriu que a pessoa que fuma o narguilé tinha 40-70 ppm de monóxido de carbono, o que afeta entre 8% e 12% do sangue e é um nível ainda maior do que os fumantes que consomem muito cigarro.
Questão de saúde
Paul Hooper, gerente regional do Departamento de Saúde, afirmou que estas descobertas fazem com que o narguilé se transforme em uma "grande questão" de saúde.
De acordo com Hooper, muitos afirmam até que narguilé "não é o mesmo que fumar". Os bares de narguilé são populares em Londres, Manchester e Birmingham, atraindo não apenas fregueses de países do Oriente Médio, mas também o público mais jovem.
"Se minha mãe me ver fumando narguilé, ela não vai encarar isto como um ato tão sério como se eu estivesse fumando um cigarro", disse um britânico de descendência paquistanesa.
Mas a pesquisa sugere que esta é uma ideia errada, e a descoberta de altos níveis de monóxido de carbono em mulheres grávidas que pararam de consumir cigarros mas continuaram a fumar narguilé, levou à realização da pesquisa.
"Você sabe que pode morrer devido aos cigarros, mas não sabe que pode morrer por causa do narguilé. Agora vou para casa para pesquisar isto", disse um jovem frequentador de um bar de narguilé em Londres.
"Existe um risco para a saúde, mas tudo é relativo ao consumo e todas as provas que vi são de que fumar narguilé não é como fumar nem mesmo um cigarro", afirmou Akram, 27 anos, que gerencia um restaurante e bar de narguilé em Birmingham.
Infecções no bocal
Mas não é apenas o nível de monóxido de carbono que gera preocupação em relação ao narguilé. Qasim Choudhory, funcionário do Serviço de Antitabagismo do Serviço Público de Saúde britânico, afirma que dividir o cachimbo de narguilé pode transmitir infecções.
"Existe um risco maior de contrair tuberculose, herpes e infecções como esta", afirmou.
"E agora a gripe suína está no topo da pauta, não há uma correlação direta, mas num momento em que aumentamos a higiene, (o narguilé) não é o melhor tipo de atividade para participar", acrescentou.
Hilary Wareing afirmou que os resultados do estudo atual são chocantes, mas serão necessárias mais pesquisas para mostrar exatamente como o narguilé é perigoso.
Paul Hooper afirmou que o Departamento de Saúde está trabalhando para "passar a mensagem - de como isto é perigoso - ao consumidor".
"Mas como você rotula o tabaco e o cachimbo de narguilé? Não é tão simples como rotular um maço de cigarros", afirmou.

História da JMJ

O espírito da Jornada Mundial da Juventude começou em Roma durante o Jubileu de 1983-1984, o chamado Ano Santo da Redenção. Entre as celebrações dedicadas à juventude, o mais importante aconteceu na véspera do Domingo de Ramos, no dia 15 de Abril. Mais de 300.000 jovens, vindos de todo o mundo (e acolhidos por cerca de 6.000 famílias romanas) participaram no Jubileu Internacional da Juventude.
Em 22 Abril de 1984, o Papa João Paulo II ofereceu aos jovens uma cruz de madeira, simbolizando "o amor do Senhor Jesus para com a humanidade" e para proclamar que "só em Cristo morto e ressuscitado, está a salvação e a redenção. "
A ONU proclamou 1985 Ano Internacional da Juventude. A Igreja Católica organizou um novo encontro internacional no Domingo de Ramos, em 31 de Março, com outros 350 mil jovens reunidos na Praça de São Pedro. Depois do sucesso da convocatória, em Dezembro desse ano, o Papa instituiu a Jornada Mundial da Juventude.
Em 23 de Março de 1986, Domingo de Ramos, teve lugar em Roma a primeira Jornada Mundial da Juventude com o lema "Sempre prontos a dar resposta a qualquer um que vos peça a razão da esperança", tirado da primeira Carta de São Pedro (3,15). Foi o primeiro de uma série de encontros com jovens, que ajudou a dar ao papa o título de "O Papa dos jovens". Nela, convocou os jovens para a próxima JMJ em Buenos Aires,primeira Jornada Mundial da Juventude de carácter internacional.
A JMJ realiza-se, anualmente, em cada diocese do mundo no Domingo de Ramos, com uma cerimónia principal no Vaticano, desde 1986. E alternando com  um grande encontro internacional a cada três anos numa grande cidade. Esses encontros internacionais de vários dias, recebem geralmente o nome de Jornada Mundial da Juventude.
Desde Santiago de Compostela, em 1989, que se costuma celebrar entre finais de Julho e meados de Agosto, para facilitar a participação dos jovens, pois coincide com as férias dos alunos no hemisfério norte e, por vezes, com as férias de inverno no hemisfério sul.

Assista este lindo vídeo sobre a história das Jornadas Mundiais da Juventude.