A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um grande acontecimento religioso e cultural que, a cada três anos, reúne jovens de todo o mundo durante uma semana. O objectivo é partilhar com os jovens de hoje a mensagem de Cristo, e criar um ambiente aberto e de convivência para reflectir em conjunto sobre as questões fundamentais da existência.
É o acontecimento mais internacional e numeroso que a Igreja Católica organiza em todo o mundo. O Papa convoca os jovens do planeta, escolhe o local do próximo encontro e o tema da JMJ. Orienta também o modo de o preparar e realizar, e preside à celebração, na presença dos bispos de todo o mundo.
Os objectivos prioritários da JMJ são a evangelização, a comunhão eclesial com o Santo Padre e a peregrinação na fé.
Até agora foram organizadas JMJ em 1985 em Roma (Itália), em 1987, em Buenos Aires (Argentina), em 1989 em Santiago de Compostela (Espanha), em 1991, em Czestochowa (Polónia), em 1993 em Denver (EUA), em 1995 Manila (Filipinas), em 1997 em Paris (França), em 2000 em Roma (Itália), em 2002 em Toronto (Canadá), em 2005 em Colónia (Alemanha), e a última em Julho de 2008, em Sydney (Austrália). Ali convocou os jovens para a próxima JMJ em Madrid (Espanha) de 16 a 21 de Agosto de 2011 com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (São Paulo, carta aos Colossenses, 2, 7).
Nenhum comentário:
Postar um comentário