Autor: Gaudium Press
Secção: Brasil
Secção: Brasil
São Paulo (Terça-feira, 23-08-2011, Gaudium Press) Assim que o nome do Rio de Janeiro foi anunciado pelo Papa Bento XVI em Madri como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Igreja brasileira já começou a se movimentar para tornar este evento o mais importante já realizado até hoje.
Os dois principais símbolos da Jornada - a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora - já tem data para chegar ao país. Será num domingo, 18 de setembro com horário previsto para às 16hs no aeroporto Campo de Marte, localizado na Zona Norte da capital paulista, o mesmo que acolheu a Santa Missa de canonização de Frei Galvão em maio de 2007.
Para este importante evento - que marca oficialmente o ínicio das atividades preparatórias da JMJ 2013 - está sendo programada uma série de atividades que começam às 9hs e seguem durante todo o dia. Uma Santa Missa está marcada para às 16h30 no próprio Campo de Marte e será presidida pelo arcebispo metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.
No mesmo dia, às 21hs, uma carreata com a Cruz e o Ícone segue para a Catedral da Sé onde os símbolos passarão a noite.
No dia seguinte (19/09) começa uma peregrinação por várias igrejas da capital paulista. Um dos pontos marcantes desta passagem dos símbolos por São Paulo, é a celebração eucarística que está marcada para o dia 20, terça-feira, às 8hs numa das regiões mais degradadas da cidade: a Cracolândia, localizada na área central da capital.
Os dois símbolos seguirão para Guarulhos no dia 23 e depois para o interior de São Paulo, onde ficarão até 31 de outubro. Depois partem para Minas Gerais e Espírito Santo, permanecendo nesses Estados ao longo de novembro, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A intenção da entidade é que a cruz e a imagem passem por todas as 274 dioceses do País. A última parada antes de seguir para o Rio será no Vale do Paraíba, em março de 2013.
Normalmente esses símbolos chegam ao país-sede do evento no domingo de Ramos do ano anterior ao evento, mas a vinda foi antecipada para que a peregrinação envolva todo o País. A própria data da Jornada foi alterada - ela é realizada a cada três anos, mas, em sua 27ª edição, foi antecipada para não coincidir com a Copa do Mundo.
No Rio de Janeiro, poucas obras construídas para a Olimpíada de 2016 estarão prontas em 2013. Uma delas é a Transoeste, via que vai ligar os bairros de Santa Cruz e Barra da Tijuca, na zona oeste. Para hospedar os 3 milhões de fiéis que são aguardados, a administração municipal acredita que boa parte dos jovens fique hospedade nas casas de famílias católicas, aliviando assim, uma possível superlotação nos hotéis e pousadas da cidade.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário