Apresentação dos representantes ao bispo

Jovens e Assessores Adultos representando grupos de jovens de nossa diocese deram seu SIM ao nosso bispo, Dom Paulo, na tarde deste sábado, 01, durante a abertura da Semana da Vida.
Os representantes dos grupos de jovens foram convidá-dos a participarem do Fórum de Abertura da Semana da Vida e, aproveitando-se a ocasião, foram apresentados a Dom Paulo como membros da coordenação do Setor Juventude.
Esta coordenação irá desempenhar papel importante na Evangelização dos Jovens no período de outubro de 2011 a outubro de 2013.

1° Jazz Solidário: um evento beneficente à Casa Santa Gemma.

Barzinho de Jesus - Paróquia São João Batista

Semana da Juventude - Paróquia S. João Batista

Almoço beneficente - EJC N. Sra. do Carmo

Artigo nº100 - YOUCAT

Celebrando o CENTÉSIMO artigo postado no Rosto Jovem , trazemos o prefácio escrito pelo 
nosso Papa para o YOUCAT, o Catecismo Jovem da Igreja


PREFÁCIO DO PAPA BENTO XVI
 A «YOUCAT»
SUBSÍDIO AO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
DESTINADO AOS JOVENS 

Queridos jovens amigos!
Hoje aconselho-vos a leitura de um livro extraordinário.
É extraordinário pelo seu conteúdo mas também pelo modo em que se formou, que desejo explicar-vos brevemente, para que se possa compreender a sua particularidade. Youcat teve origem, por assim dizer, de outra obra que remonta aos anos 80. Era um período difícil para a Igreja e para a sociedade mundial, durante o qual surgiu a necessidade de novas orientações para encontrar o caminho rumo ao futuro. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e no mudado clima cultural, muitas pessoas já não sabiam correctamente no que os cristãos deveriam acreditar exactamente, o que a Igreja ensinava, se ela podia ensinar algo tout court e como tudo isto podia adaptar-se ao novo clima cultural.
O Cristianismo como tal não está superado? Pode-se ainda hoje racionalmente ser crente? Estas são as questões que muitos cristãos se formulam até nos nossos dias. O Papa João Paulo II optou então por uma decisão audaz: deliberou que os bispos do mundo inteiro escrevessem um livro com o qual responder a estas perguntas.
Ele confiou-me a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e de vigiar a fim de que das suas contribuições nascesse um livro — quero dizer, um livro verdadeiro e não uma simples justaposição de uma multiplicidade de textos. Este livro devia ter o título tradicional de Catecismo da Igreja Católica e todavia ser algo absolutamente estimulante e novo; devia mostrar no que a Igreja Católica crê hoje e de que maneira se pode acreditar de modo racional. Assustei-me com esta tarefa e devo confessar que duvidei que algo semelhante pudesse ter bom êxito. Como podia acontecer que autores espalhados pelo mundo pudessem produzir um livro legível?
Como podiam homens que vivem em continentes diversos, e não só sob o ponto de vista geográfico, mas inclusive intelectual e cultural, produzir um texto dotado de uma unidade interna e compreensível em todos os continentes?
A isto acrescentava-se o facto de que os bispos deviam escrever não simplesmente como autores individuais, mas em representação dos seus irmãos e das suas Igrejas locais.
Devo confessar que até hoje me parece um milagre o facto de que este projecto no final se realizou.
Encontrámo-nos três ou quatro vezes por ano por uma semana e debatemos apaixonadamente sobre cada parte do texto, na medida em que se desenvolvia.
Como primeira atitude definimos a estrutura do livro: devia ser simples, para que cada grupo de autores pudesse receber uma tarefa clara e não forçar as suas afirmações num sistema complicado. É a mesma estrutura deste livro; ela é tirada simplesmente de uma experiência catequética de um século: o que cremos / de que modo celebramos os mistérios cristãos / de que maneira temos a vida em Cristo / de que forma devemos rezar. Não quero explicar aqui o modo como debatemos sobre a grande quantidade de questões, até chegar a compor um livro verdadeiro. Numa obra deste género são muitos os pontos discutíveis: tudo o que os homens fazem é insuficiente e pode ser melhorado, e não obstante, trata-se de um grande livro, um sinal de unidade na diversidade. A partir das muitas vozes pôde-se formar um coro porque tínhamos a comum partitura da fé, que a Igreja nos transmitiu desde os apostólos, através dos séculos até hoje.
Por que tudo isto?
Desde a redacção do CIC, tivemos que constatar que não só os continentes e as culturas das suas populações são diferentes, mas também no âmbito de cada sociedade existem diversos «continentes»: o trabalhador tem uma mentalidade diferente do camponês; um físico de um filólogo; um empresário de um jornalista, um jovem de um idoso. Por este motivo, na linguagem e no pensamento, tivemos que nos colocar acima de todas estas diferenças e, por assim dizer, buscar um espaço comum entre os diferentes universos mentais; com isto tornamo-nos cada vez mais conscientes do modo como o texto exigia algumas «traduções» nos diversos mundos, para poder alcançar as pessoas com as suas mentalidades diferentes e várias problemáticas. Desde então, nasJornadas Mundiais da Juventude (RomaTorontoColóniaSydney) reuniram-se jovens de todo o mundo que querem acreditar, que estão em busca de Deus, que amam Cristo e desejam caminhos comuns. Neste contexto perguntámo-nos se não deveríamos traduzir o Catecismo da Igreja Católica na língua dos jovens e fazer penetrar as suas palavras no seu mundo. Naturalmente, também entre os jovens de hoje existem muitas diferenças; assim, sob a comprovada guia do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, formou-se um Youcat para os jovens. Espero que muitos se deixem cativar por este livro.
Algumas pessoas dizem-me que o catecismo não interessa à juventude moderna; mas não acredito nesta afirmação e estou certo de que tenho razão. A juventude não é tão superficial como é acusada de o ser; os jovens querem saber deveras no que consiste a vida. Um romance policial é empolgante porque nos envolve no destino de outras pessoas, mas que poderia ser também o nosso; este livro é cativante porque nos fala do nosso próprio destino e portanto refere-se de perto a cada um de nós.
Por isso, exorto-vos: estudai o catecismo! Estes são os meus votos de coração.
Este subsídio ao catecismo não vos adula; não oferece fáceis soluções; exige uma nova vida da vossa parte; apresenta-vos a mensagem do Evangelho como a «pérola de grande valor» (Mt 13, 45) pela qual é preciso dar tudo. Portanto, peço-vos: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Sacrificai o vosso tempo por ele! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o em dois, se sois amigos, formai grupos e redes de estudo, trocai ideias na internet. Permanecei de qualquer modo em diálogo sobre a vossa fé!
Deveis conhecer aquilo em que credes; deveis conhecer a vossa fé com a mesma exactidão com a qual um perito de informática conhece o sistema operativo de um computador; deveis conhecê-la como um músico conhece a sua peça; sim, deveis ser muito mais profundamente radicados na fé do que a geração dos vossos pais, para poder resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo. Tendes necessidade da ajuda divina, se a vossa fé não quiser esgotar-se como uma gota de orvalho ao sol, se não quiserdes ceder às tentações do consumismo, se não quiserdes que o vosso amor afogue na pornografia, se não quiserdes trair os débeis e as vítimas de abusos e violência.
Se vos dedicardes com paixão ao estudo do catecismo, gostaria de vos dar ainda um último conselho: sabei todos de que modo a comunidade dos fiéis recentemente foi ferida por ataques do mal, pela penetração do pecado no seu interior, aliás, no coração da Igreja. Não tomeis isto como pretexto para fugir da presença de Deus; vós próprios sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor a esta Igreja todas as vezes que os homens obscurecerem o seu rosto. «Sede diligentes, sem fraqueza, fervorosos de espírito, dedicados ao serviço do Senhor» (Rm 12, 11).
Quando Israel se encontrava no ponto mais obscuro da sua história, Deus chamou em seu socorro não os grandes e as pessoas estimadas, mas um jovem de nome Jeremias; ele sentiu-se chamado a uma missão demasiado grande: «Ah! Senhor Javé, não sou um orador, porque sou ainda muito novo!» (Jr 1, 6). Mas Deus replicou: «Não digas: sou ainda muito novo — porquanto irás aonde Eu te enviar, e dirás o que Eu te mandar» (Jr 1, 7).
Abençoo-vos e rezo cada dia por todos vós.

BENTO PP. XVI

Eleição de um representante e um suplente em todos os grupos

Olá amigos do Setor Juventude!

Conforme o informado na última reunião do Setor Juventude com os coordenadores dos grupos (03/09 em Uberlândia e 17/09 em Araguari), todos os grupos deverão eleger um representante e um suplente para fazerem parte da coordenação do Setor Juventude Diocesano.

Caberá a este representante participar dos encontros do Setor e das Comissões formadas para auxiliarem nos trabalhos de evangelização em nossa diocese. Caberá ao suplente participar das reuniões em que o representante não puder comparecer, bem como ajudá-lo nas atividades desenvolvidas.
O representante do grupo e seu suplente deverão permanecer na coordenação diocesana do Setor Juventude pelo período de outubro de 2011 até outubro de 2013.
Não é necessário que o representante seja um dos coordenadores do grupo, visto que sua permanência na coordenação do Setor Juventude é independente da organização interna do grupo.
Em grupos com coordenação compartilhada entre jovens e assessores adultos (exemplo dos EJCs), o representante e suplente poderão ser, por exemplo, um jovem e um casal.

Os representantes dos grupos serão apresentados pessoalmente ao nosso Bispo, Dom Paulo Francisco Machado, no dia 1º de outubro, às 14h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, durante o Fórum de abertura da Semana da Vida (saiba mais em www.rostojovem.com.br).

Os assessores do Setor Juventude estiveram reunidos com Dom Paulo nesta quarta-feira, 21, e receberam de nosso bispo as orientações para os trabalhos de evangelização em nossa diocese nos próximos anos. Serão muitos eventos como as Caminhadas, DNJ, Hallel, Jornada Diocesana, passagem da Cruz dos Jovens por nossa diocese, JMJ no Rio, etc., além das atividades dos grupos e encontros de formação. Dom Paulo aguarda ansioso para conhecer os representantes da juventude de sua Igreja!
Por isto, pedimos que os representantes estejam no local com 30 minutos de antecedência, pois Dom Paulo Paulo tem outro compromisso logo após a apresentação dos representantes, o que impede qualquer tipo de atraso.
No local do Fórum, após a inscrição no mesmo, o representante e seu suplente deverão procurar um dos Assessores do Setor Juventude para confirmarem sua presença.

Por gentileza, nos ajude a divulgar por e-mail e nas suas Redes Sociais.

Convidem todos os membros do grupo, colegas de escola/faculdade e membros da comunidade para participarem do Fórum!
Para os universitários e interessados, será emitido Certificado de Participação ao final do evento.
A Pastoral Familiar diocesana pede que seja levado um litro de leite para doação.
A participação no Fórum é gratuita!
Para mais informações sobre o Fórum, acesse www.rostojovem.com.br

Fórum: A Vida Humana no Planeta

Cruz e Ícone da JMJ chegam ao Brasil neste domingo


foto: Canção Nova Notícias
Cerca de 80 mil fiéis católicos estarão reunidos em São Paulo no Campo de Marte neste domingo, 18, para o Bote Fé, o primeiro evento preparatório para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio de Janeiro em 2013. O Bote Fé marca a chegada ao Brasil da Cruz dos Jovens (também conhecida como Cruz da Jornada Mundial da Juventude) e do Ícone de Nossa Senhora.

Segundo assinala a nota da Rádio Vaticano, estes são os símbolos do maior evento mundial da juventude católica enviados com antecedência pelo Vaticano ao país que receberá o encontro.

O Bote Fé é promovido pela Arquidiocese de São Paulo e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e contará com a presença de 50 bispos brasileiros.

A cerimônia no Campo de Marte terá início às 9h, com a presença do Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, do Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, e do Assessor do setor Juventude da CNBB, Pe. Carlos Sávio. O Bote Fé se estenderá até as 21h, com testemunhos de jovens que já participaram de outras JMJ, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio 2013 e das redes sociais ligadas a este, além de shows com cantores católicos de todo o país.

Os símbolos da JMJ sairão do Colégio Liceu Coração de Jesus em carro aberto do Corpo de Bombeiros, entre 14h30 e 15h, e entrarão no Campo de Marte às 16h, durante a procissão inicial da Santa Missa, momento em que também entrarão no Campo de Marte as bandeiras de todos os estados.

A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".

Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.

O Sistema Canção Nova transmitirá o Bote Fé através da TV, Rádio, Facebook, WebTV e Portal Canção Nova durante todo o domingo, até às 21h.

Os missionários da Canção Nova vão se encarregar da animação nos períodos da tarde e noite. Dunga, Eliana Ribeiro, Adriano Gonçalves, Ricardo Sá e Ministério de Música Amor de Adoração irão preparar o público para o ponto alto do encontro: a chegada da Cruz dos Jovens ou Cruz da Jornada com 3,8 metros e o ícone de Nossa Senhora.

Entre os jovens que estarão no Campo de Marte para receber a cruz e o ícone, a missionária da Canção Nova, Fernanda Soares, representará as Novas Comunidades da Igreja.

Abaixo segue a programação completa do evento:

- 9h: Acolhida do público e das caravanas. Apresentadores: Leoni e Cidinha (Rádio 9 de julho). Shows: Zé Vicente, Pe. Joãozinho e Cantores de Deus

- 9h45: Abertura oficial (Leoni e Cidinha)

- 10h: Discursos de: Dom Odilo, Dom Eduardo e Pe. Sávio

- 10h30: Apresentadores: Leoni e Cidinha. Shows: Pe. Fábio de Melo, Pe. Hevaldo Trevisan, Pe. Hirala, Pe. Reginaldo Manzoti, Frei Rinaldo e Pe. Juarez de Castro

- 12h - Apresentadores: Diego Fernandes e Netinho. Imagens das jornadas da juventude, testemunhos de 2 jovens. Shows de: Olivia Ferreira, Márcio Pacheco e Banda Dom

- 13h15 - Apresentação da Cristo Dance (Dança)

- 13h35 - Apresentação "DDD"

- 13h45 - Apresentadores: Adriano (CN) e Fernanda (CN). CLIP da JMJ em Madri (5 minutos). Dois testemunhos (pessoas que já participara de JMJ). Shows de: Adriana, Eugênio Jorge, particiapação: Dunga e Eliana Ribeiro

- HINO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO DA CRUZ: com Dunga, Eliana Ribeiro, Eugênio e Adriana e após o início da música, entram no palco todos os cantores ;

* A Cruz sairá em carro aberto do Corpo de Bombeiros, entre 14h30 e 15h, do Colégio Liceu Coração de Jesus.

- 15h20: Encerramento da parte do Adriano e Fernanda. Apresentação do Grupo OPA (terço recitado de forma teatral)

- 16h: Santa Missa

- 18h: Encerramento da Missa

- 18h15: Lançamento oficial da JMJ2013 (Dom Orani), do Site e Redes Sociais. Testemunhos de 2 jovens.

- 18h45: Apresentadores: Gil (CN) e Emanuel (CN). Shows: Canção Nova: Dunga, Eliana Ribeiro, Ricardo Sá e Amor e Adoração

- 21h: Encerramento

Projeto Campanha de Arrecadação de Brinquedos


A empresa Casa do Comércio Pinhal Ltda através do seu diretor Sr. Airton Pinhal e o Setor da Juventude da Diocese de Uberlândia em parceria com a rede de rádio e televisão lança o projeto para a Campanha de Arrecadação de Brinquedos, com os termos a seguir:

A Campanha de Arrecadação de Brinquedos terá como única finalidade a arrecadação de brinquedos para beneficiar as crianças carentes da cidade de Uberlândia: crianças que participam de projetos sociais, crianças que vivem em orfanatos, crianças que vivem em instituições e outros.

A Campanha de Arrecadação de Brinquedos terá início no dia 01 de setembro de 2011 e finalizará no dia 01 de outubro de 2011. A distribuição dos brinquedos arrecadados será no dia 9 de outubro de 2011. Os locais serão divulgados posteriormente.

Os pontos de arrecadação de brinquedos serão: na Empresa Casa do Comércio, Rádio América, Terminal Central e nas comunidades católicas com grupos de jovens participantes do projeto.
Os jovens dos grupos de jovens irão nas instituições, nos orfanatos e projetos sociais para fazerem o cadastro com o intuito também de conhecer melhor a realidade e a estrutura de cada instituição, projeto
social, orfanato e outros.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidos pelo telefone: Casa do Comercio 3216-8585
Mobilize seu grupo e participe!

Vida e FestVídeo


A Semana da Vida (01 a 07 de outubro) e Dia do Nascituro (08 de outubro), instituídos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é ocasião especial para colocar em evidência o valor e beleza desse DOM PRECIOSO QUE RECEBEMOS DE DEUS. De modo especial, salientamos o valor sagrado da vida humana, em todas as suas dimensões. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é missão do cristão e da Igreja reafirmar sua importância inestimável e inegociável. A vida é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.

Para celebrar o dom da Vida, o Setor Juventude e a Pastoral Familiar diocesanos realizam o 1º FestVídeo, com o tema "Juventude e Vida".

O FestVídeo é um festival de vídeos que premiará os participantes que mais se destacarem. Cada grupo poderá inscrever até dois vídeos gratuitamente. O regulamento está disponível no www.rostojovem.com.br
Os premiados serão revelados no Dia Nacional da Juventude, em 30 de outubro, evento que contará com várias atrações.

O festival será realizado sob as seguintes motivações

O Evangelho da vida está no centro da mensagem cristã (Evangelium Vitae, 10).
Deus, que é o Senhor da Vida, confiou aos homens o nobre encargo de preservá-la. (Gaudium et Spes, 51).
Por isso, a Igreja declara que o respeito incondicional do direito à vida de toda pessoa - desde a sua concepção até a morte natural - é um dos pilares sobre o qual se assenta toda a sociedade e um Estado verdadeiramente humano.
Defender este direito primário e fundamental à vida humana é um dever de Estado.
Atuar em favor da vida é contribuir para a renovação da sociedade através da edificação do bem comum.
Não é só a guerra que mata a paz. Todo crime contra a vida é um atentado contra a paz. O aborto é um crime contra a vida e contra a paz, pois a vida individual e a paz geral estão estreitamente ligadas.
A mãe é dona do seu corpo, mas, não é dona da vida que traz no seu ventre.
Preocupa-nos, igualmente, a eutanásia sob o argumento de “direito de decidir sobre a própria vida”. Repudiamos toda e qualquer violência contra o ser humano: o trabalho infantil e escravo, o racismo, os sequestros para fim de exploração sexual e tráfego de órgãos, além dos maus tratos dos nossos idosos(as) abandonados nas ruas, nos abrigos ou no próprio lar.
Aumenta, cada vez mais, o número de adolescentes e jovens, entre 15 e 25 anos, exterminados, em nosso País, sem falar no crescimento das drogas (lícitas e ilícitas), condenando as famílias a um verdadeiro martírio, enfrentando grandes lutas, sem sinais de esperança.

Eis a razão do nosso grito profético!
Temos esperança que ecoe, especialmente, no coração de nossos jovens!

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” Jo.10,10.

Texto adaptado de Dom Fernando Saburido.

Data do Hallel de Uberlândia

Foi anunciado no Hallel de Franca a data do HALLEL DE UBERLÂNDIA: será nos dias 07 e 08 de julho de 2012.
O Setor Juventude conta com suas orações e disposição para trabalhar neste grande evento!

Semana da Vida

É com grande alegria que divulgamos em primeira mão:


SOLAU MRJovem 18/09/2011




O Momento de reflexão Jovem do Santuário Nossa Senhora Aparecida tem o prazer em convidar nossa Diocese para mais um de seus eventos o SOLAU .
Caso tenham interesse em participar, é somente ligar para o fone 3238-7630 e falar com Ranier ou Sandra (9677-7630)

- R$5,00 o convite com lanche e almoço incluso!!!



Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo


“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

Os jovens, Maria e a Bíblia


Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ

Ao iniciarmos o mês da Bíblia deste ano, quando somos chamados a contemplar a experiência do deserto do povo de Deus que caminhou da escravidão para a terra prometida, a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebe a imagem peregrina da Virgem de Nazaré. Portanto, iniciaremos o mês da Bíblia com aquela que colocou em prática a Palavra de Deus em sua vida (“Faça-se em mim...”). Maria é o grande sinal que temos de alguém que acreditou no Senhor e deixou-se conduzir pela Sua vontade.  Como consequência gerou, para nossa salvação, Cristo, o Senhor.
Colocamos em suas mãos o pedido ao Senhor para que possamos viver intensamente a Palavra de Deus em nossa história. Pedimos também a Ela que interceda pelos jovens que estarão participando da Jornada Mundial da Juventude em 2013 em nossa cidade, e por todos os que começam a preparar o país, transportando a Cruz e o ícone mariano pelas cidades do Brasil.
O que traz tantas pessoas para essas comemorações e celebrações? Mesmo com a mudança de época e com a tendência laicista da sociedade ocidental, o apelo à fé é de tal forma abrangente que leva a pessoa a participar com todo o seu ser das manifestações que explicitam suas convicções e sua alegria. São momentos que só quem participa é que pode experimentar o entusiasmo que nos move.
Junto com essas celebrações populares, as reuniões em grupos nas pequenas comunidades e os círculos bíblicos devem conduzi-los, através da “leitura orante da Bíblia”, a um aprofundamento de fé que nos faça experimentar a presença de Deus nos “desertos” de nossas vidas. A reflexão em grupos é de suma importância para uma educação na fé, que aprofunde a vida e os caminhos de cada um de nós. As reflexões ajudam-nos a discernir a vontade de Deus em nossas vidas e nos aproximam da Palavra de Deus, que é luz em nosso caminhar. Todos nós necessitamos dessa luz para a nossa caminhada de fé e esperança.
As reuniões são oportunidades de conhecermos o Plano de Deus e sermos motivados para viver melhor a nossa vida cristã. Isso significa que grande parte de nossa cidade está refletindo sobre a importância de viver como discípulo de Jesus, tendo como consequência a missionariedade, através da leitura e reflexão da Palavra de Deus.
Eu acredito que esses passos não ficam sem uma resposta na vida das pessoas. Tanta movimentação, sacrifícios, louvores, reflexões, manifestações em torno de um sinal que ajuda a pessoa a elevar seu pensamento e sua vida a Deus deve, necessariamente, levar toda a população a atitudes novas.
Com tantos acontecimentos de reflexão e participação que agora começamos a viver com a preparação da Jornada Mundial da Juventude, além do que entra pelos nossos sentidos, há a graça de Deus que move as nossas vidas para que realizemos juntos a civilização do amor, tanto com nossa vida pessoal como através de atitudes comunitárias.
A beleza dos milhões de jovens em Madri que não precisaram nem de drogas e nem de álcool para se alegrarem, e muito menos de policiais para conservarem a ordem e viverem, mesmo com o desconforto do sol, calor, chuva e vento, em clima de fraternidade e de paz, deve nos fazer pensar no tipo de juventude que nós sonhamos. Manifestações pacíficas, procurando louvar a Deus junto com Maria, levando o povo às ruas para manifestar sua fé e sua devoção, trazidas por uma moção interior que perpassa os séculos, levam-nos a suplicar ao Senhor que nos ajude a viver como discípulos que procuram colocar em prática o Evangelho em cada dia de nossas vidas.
Que possamos ver os resultados nos corações transformados, capazes de amar até mesmo o inimigo! Que encontremos pessoas que, se reencontrando com a fé, retornem com vida nova ao seio de suas famílias e renovem sua opção pela vida! Que tantas pessoas escravas do pecado, das drogas, da vida de violência sintam-se tocadas no profundo de seus corações com o desejo de viver uma nova vida!
Que os sinais que vemos hoje ao nosso redor nos façam elevar o coração para Deus e nos coloque com alegria e generosidade no caminho de Cristo, conduzidos pelo Espírito Santo!

CNBB em apoio à "Marcha contra a corrupção"


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgaram, nesta quarta-feira, 7, uma nota em apoio à “Marcha contra a corrupção”, que acontece hoje em todo o país.
Segundo as entidades, a corrupção se alastra como uma pandemia no país, ameaça a credibilidade das instituições e exige uma reação da sociedade civil organizada que vá além de manifestações e discursos.
Hoje, também, acontece o Grito dos Excluídos que, neste ano, traz o tema: "Pela vida grita a terra... Por direitos, todos nós!"
Leia, abaixo, a íntegra do manifesto.
O BRASIL EM MOVIMENTO CONTRA A CORRUPÇÃO

A corrupção, que em nosso País se alastra como uma pandemia e ameaça a credibilidade das instituições e do próprio sistema democrático, impõe à sociedade civil organizada uma reação que não pode se esgotar em discursos ou manifestações.   

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) trazem seu apoio à MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO para cobrar modificações reais, concretas, nas esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário capazes de eliminar toda e qualquer forma de prática nociva ao interesse público, de romper vícios perniciosos em nosso sistema eleitoral e de assegurar que a máquina governamental funcione com transparência.

Para tornar vívido o sentimento de independência em cada brasileiro, devem os poderes eleger PRIORIDADES que reflitam a vontade da população, destacando-se, no Executivo, a necessidade de maior transparência nas despesas, a efetiva aplicação da lei que versa sobre esse tema, bem como a aplicação da “Lei da Ficha Limpa” aos candidatos a cargos comissionados, que também deveriam ser reduzidos. No Legislativo, a extinção das emendas individuais ao Orçamento, a redução do número de cargos em comissão, o fim do voto secreto em todas as matérias e uma reforma política profunda, extirpando velhas práticas danosas ao aperfeiçoamento democrático. No âmbito do Judiciário e do Ministério Público, agilidade nos julgamentos de processos e nos inquéritos relativos a crimes de corrupção e improbidade por constituírem sólida barreira à impunidade, bem como o imediato julgamento da ADC sobre a Lei Complementar n. 135/2010 (Ficha Limpa). 

Acima de ideologias e de partidos, o enfrentamento da corrupção no Brasil exige coragem, determinação e comprometimento ético, sem os quais não construiremos uma verdadeira democracia.

Brasília, 7 de Setembro de 2011
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA

Dê sua opinião na CF 2013



Até o dia 15 de setembro, o site oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o Jovens Conectados, está recebendo sugestões a respeito dos assuntos a serem abordados pela Campanha da Fraternidade de 2013, cujo tema será "Fraternidade e Juventude". 

Qualquer pessoa pode participar. Para isso, basta preencher o formulário disponível na página http://www.jovensconectados.org.br/cf2013 . Para cada assunto sugerido, deve ser preenchido um formulário e também devem ser mencionados os versículos bíblicos relacionados a ele.

Participe! 


JMJ por Maria Emília Duarte






Após uma longa Jornada hoje muito me alegra falar em nome do Senhor.
“Os jovens respondem com prontidão quando se lhes propõe, com sinceridade e verdade, o encontro com Jesus Cristo, único Redentor da humanidade. Agora regressam às suas casas como missionários do Evangelho”
É uma grande alegria viver dias tão repletos do Espírito, dias em que compartilhei não com alguns, mas com mais de dois milhões de jovens reunidos ali interessados por Cristo. Era de uma felicidade tão grande, pois ali eu tive as afirmações de minhas inquietações. A juventude não está afundando e eu posso proclamar aos quatro cantos, pois eu vi e vivi que Deus é soberano entre as nações.
Pude ouvir e sentir Deus a todo instante, foram literalmente dias abençoados, em que nem o calor de 45° ou mesmo a chuva, raios e frio forte no deserto (quero ainda contar um milagre que aconteceu perante aos nossos olhos, após a chuva da vigília que se findou do nada, e no meio do nada apareceu uma Pomba Branca...) fez com que nos abalássemos fisicamente ou espiritualmente, pelo contrário, percebi que o Pai falava na JMJ e era proclamado em meu coração permaneçam sempre ‘Firmes na Fé’, e essa mensagem que quero que deixem soar em vossas vidas permaneçam Firmes, pois só assim conseguiremos avançar pra águas mais profundas, tendo à certeza que Deus é a fonte da vida; e não podemos nos privar da plenitude e da alegria.
Jesus estava tão perto e gritando pra mim a partir do momento que sai de Uberlândia, e era impossível não se sentir tocado. A começar chegando à Espanha, me deparei com tudo diferente e sendo acolhida nos braços de uma família a qual nunca vi, mas em uma semana que estive no seio dela vi a obra do Pai neles e em mim.  Vi em cada olhar, do amanhecer ao entardecer de minha ‘família espanhola’ um amor que aos olhos humanos é inimaginável, imensurável. Vi minha querida irmãzinha espanhola de 4 anos com lágrimas nos olhos pela partida de alguém que foi pra doar mas recebeu muito mais que merecia. Vi um país em plena crise, mas literalmente Firme na fé, acolhendo e doando amor!  
Mais do que nunca hoje me sinto inteiramente enraizada, sustentada, e edificada em Cristo.
Dias de muito sufoco foram vividos, mas que também glorifico ao Senhor, cada banho gelado pelas madrugadas, por cada banco de praça que parecia uma cama king size, cada noite mal dormida ou nem se quer dormida, cada lágrima derramada, cada bolha no pé, cada vez que se passava mal pelo calor (e os voluntários ali de prontidão, eu vi Cristo no irmão) e cada perrengue que literalmente me fez por os pés no chão e vivenciar de corpo e alma o que o Senhor guardara pra mim em outro continente. Ser peregrino não é fácil, mas vale muuuuuito a pena!
Estar ali de perto do Sumo Pontífice é inenarrável, ver seu rosto, olhar nos seus olhos e saber que ‘Ele é o sucessor de Pedro, e sobre ele está edificada nossa Igreja’ não há palavras para expressar os momentos, o sentimento. É uma confirmação da fé! “Por isso também eu, como Sucessor do apóstolo Pedro, desejo confirmar-vos na fé(cf. Lc 22, 32).”
Finalizo não com minhas palavras, mas com a do nosso amado Papa, e sinta-se convidado, convocado e acolhido num abraço do Pai.
“Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso. Por isso as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não só para vós, mas para todo o Povo de Deus.”
Permaneçam: Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé ( Col 2, 7)
Por fim: “Não tenhais medo de ser católicos” e eu te convido vem comigo! 

CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África



Juventude e Vida!
Ajude a acabar com a fome no mundo, seja na África ou na periferia de sua cidade!

Danillo Gentili e o cigarro


Se você fuma, assista.
Se você não fuma, assista.
Se conhece alguém que fuma ou que você gostaria que parasse de fumar, divulgue.
Com certeza serão boas risadas com o engraçadíssimo Danillo Gentili 
Juventude e Vida!
Não seja covarde. Diga não às drogas!

Reunião com as lideranças dos grupos no mês de setembro

Depois de um mês de agosto cheio de atividades em nossa diocese e da Jornada Mundial da Juventude gerando frutos por todo o planeta, o Setor Juventude da Diocese de Uberlândia convida todos os coordenadores dos grupos de nossa diocese para uma importante reunião neste mês de setembro.
Para todas as cinco Foranias da cidade de Uberlândia, a reunião será dia 03 de setembro, às 14h no Santuário N. Sra. Aparecida.
Para a Forania São Pedro a reunião será em Tupaciguara, dia 17 de setembro, às 09h, em local a confirmar.
Para a Forania São Paulo a reunião será em Araguari, dia 17 de setembro, às 15h, em local a confirmar.

É importantíssima a participação dos coordenadores de todos os grupos.
Contamos com o seu apoio para nos ajudar a divulgar esta reunião.
Que Deus te abençoe!

Hallel de Franca


Ide e fazei discípulos de todos os povos


O Papa Bento XVI anunciou, nesta-quarta feira (24), que o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, na cidade brasileira do Rio de Janeiro, será “Ide e fazei discípulos de todos os povos”, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Na audiência geral que decorreu durante a manhã em Castel Gandolfo, próximo de Roma, o Papa revelou também que a Jornada de 2012, que se assinalará nas dioceses católicas, vai ser dedicada ao lema “Alegrai-vos sempre no Senhor”, apelo extraído da carta de São Paulo aos Filipenses.
Na alocução que dirigiu aos fiéis reunidos no pátio interior da residência pontifícia de Castelgandolfo, Bento XVI recordou a sua participação na JMJ que decorreu em Madrid de 16 a 21 de agosto, tendo qualificado de “emocionante” o maior evento católico juvenil a nível mundial.
“O encontro de Madrid foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, assinalou o Papa, acrescentando que a JMJ foi uma “ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar em conjunto e renovar o empenho de radicar a vida em Cristo”.
A 26 ª JMJ constituiu para o Papa um “dom precioso, que dá esperança” para o futuro do catolicismo, com os fiéis a expressarem “o desejo firme e sincero de radicar a sua vida em Cristo, permanecerem unidos na fé, caminharem juntos na Igreja”.
“Cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, acrescentou.
O Papa pediu aos jovens que participaram na Jornada que, “‘Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé’ [lema da JMJ], levem ao mundo inteiro a alegria do evangelho, com a palavra e uma vida preenchida de obras de caridade”.
“Estou certo que regressaram às suas casas com o firme propósito de serem fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé”, referiu Bento XVI, aludindo ao testemunho cristão que os jovens são convidados a exteriorizar na sociedade.
Ao recordar os momentos mais significativos da viagem, o Papa evocou o “entusiasmo irreprimível” com que foi recebido no centro de Madrid na quinta-feira, dia da sua chegada a Espanha, bem como as condições atmosféricas adversas durante a vigília de oração realizada na noite de sábado para domingo no aeródromo de Cuatro Vientos.
“Uma multidão de jovens em festa, nada intimidada pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa”, disse o Papa, que salientou a “exuberância” e “alegria” dos fiéis na missa de encerramento da Jornada, celebrada no domingo no mesmo local.
A alocução não mencionou as manifestações de protesto pela visita e agradeceu o “caloroso acolhimento” dos reis de Espanha, “como também de todo o país”, tendo também incluído palavras de reconhecimento à hierarquia católica, voluntários da JMJ e a quantos “ofereceram o sustento da oração”.
Na saudação em língua portuguesa, Bento XVI saudou os grupos do Brasil e Portugal presentes em Castel Gandolfo:
"Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os grupos vindos do Brasil e de Portugal! A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens a chamada a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro. Que Deus vos abençoe!"