Em 5 de junho, Dia Mundial das Comunicações, tuíte #redecatolica
O 45º Dia Mundial da Comunicação, que é celebrado por toda a Igreja Católica em 5 de junho, promete ganhar no Rio de Janeiro força de evangelização pelas redes sociais. A animação arquidiocesana, que tem a iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom), está mobilizando todos os católicos à participação.
Qualquer pessoa pode se unir à mobilização em prol da evangelização pelas redes sociais. Basta, no dia 5 de junho, ao acessar a internet, levar mensagens positivas aos seus contatos. A hashtag oficial é #redecatolica. E aqueles que publicarem no facebook, ao verem as publicações dos amigos, devem sempre curtir, para que o movimento ganhe ânimo e força durante o dia.
A data, no Rio, vem sendo preparada por meio da realização, nos Vicariatos, de Oficinas e Semanas de Comunicação e também por meio de palestras e estudos sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o 45° Dia Mundial da Comunicação e sobre o Documento 101 da CNBB.
No entanto, a véspera do Dia Mundial da Comunicação, 4 de junho, será um marco arquidiocesano, quando, às 9h, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na Puc-Rio, rezando, junto com toda a Igreja, em intenção dos comunicadores sociais e pela comunicação.
Atendendo à orientação do Papa Bento XVI, que escolheu como tema para a ocasião “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será o ambiente privilegiado para que a evangelização aconteça.
— Diante de um mundo secularizado, com uma sociedade que caminha para uma comunicação vazia, o Dia Mundial nos convida a repensar o conteúdo e os valores da comunicação, a partir de um referencial concreto, que é Cristo. Nosso objetivo é possibilitar que as pessoas possam repensar para onde estão caminhando, de forma que queiram retornar para suas origens culturais, onde, com certeza, Deus está, explicou o coordenador arquidiocesano da Pascom, padre Márcio Queiroz.
A ocasião será oportuna para conduzir à reflexão, a exemplo do último 5 de maio — “Dia C da Evangelização”, estabelecido pela Arquidiocese do Rio —, quando os católicos cariocas, apoiados por pessoas de todo o Brasil, marcaram presença na rede mundial por meio das redes sociais, usando especialmente twitter, facebook, msn, orkut e e-mails.
A Arquidiocese do Rio estima que cerca de 100 mil pessoas tenham participado da mobilização pela evangelização nas mídias sociais, durante o Dia C da Evangelização em maio. Tanto que no Twitter, no Trend Topics RJ e Brasil, durante quase toda a tarde, o hashtag #ComunicarEvangelizando, criado exclusivamente para a ocasião, ficou em segundo lugar. Outras dioceses também aderiram à mobilização utilizando o mesmo hashtag no twitter e veiculando mensagens positivas por meio das outras ferramentas, a exemplo do Rio. A iniciativa para o Dia Mundial da Comunicação espera um número ainda maior de participantes.
— Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização. E é fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo: “Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”. Vamos, autenticamente, anunciar a grande verdade, que é Cristo, na era digital, conclamou Padre Márcio.
No entanto, a véspera do Dia Mundial da Comunicação, 4 de junho, será um marco arquidiocesano, quando, às 9h, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta presidirá a missa de envio para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na Puc-Rio, rezando, junto com toda a Igreja, em intenção dos comunicadores sociais e pela comunicação.
Atendendo à orientação do Papa Bento XVI, que escolheu como tema para a ocasião “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será o ambiente privilegiado para que a evangelização aconteça.
— Diante de um mundo secularizado, com uma sociedade que caminha para uma comunicação vazia, o Dia Mundial nos convida a repensar o conteúdo e os valores da comunicação, a partir de um referencial concreto, que é Cristo. Nosso objetivo é possibilitar que as pessoas possam repensar para onde estão caminhando, de forma que queiram retornar para suas origens culturais, onde, com certeza, Deus está, explicou o coordenador arquidiocesano da Pascom, padre Márcio Queiroz.
A ocasião será oportuna para conduzir à reflexão, a exemplo do último 5 de maio — “Dia C da Evangelização”, estabelecido pela Arquidiocese do Rio —, quando os católicos cariocas, apoiados por pessoas de todo o Brasil, marcaram presença na rede mundial por meio das redes sociais, usando especialmente twitter, facebook, msn, orkut e e-mails.
A Arquidiocese do Rio estima que cerca de 100 mil pessoas tenham participado da mobilização pela evangelização nas mídias sociais, durante o Dia C da Evangelização em maio. Tanto que no Twitter, no Trend Topics RJ e Brasil, durante quase toda a tarde, o hashtag #ComunicarEvangelizando, criado exclusivamente para a ocasião, ficou em segundo lugar. Outras dioceses também aderiram à mobilização utilizando o mesmo hashtag no twitter e veiculando mensagens positivas por meio das outras ferramentas, a exemplo do Rio. A iniciativa para o Dia Mundial da Comunicação espera um número ainda maior de participantes.
— Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização. E é fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo: “Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado”. Vamos, autenticamente, anunciar a grande verdade, que é Cristo, na era digital, conclamou Padre Márcio.
Por Nice Afonso, da Arquidiocese do Rio de Janeiro
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